Profissional importante para o tratamento de diversas doenças e responsável pela investigação de variados aspectos da saúde humana, os biomédicos têm, apesar do pouco contato direto com os pacientes, representando uma grande parcela dos avanços que permitem o aumento de nossa longevidade.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Com relativo crescimento da procura pelo curso de biomedicina nos últimos anos, cada vez mais estudantes têm se preparado para investir nessa formação que costuma ter seus diplomados rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Vem conosco entender tudo sobre o curso de Biomedicina.
Veja também: Teste Vocacional para Biomedicina
O que é Biomedicina?
A Biomedicina é uma área do conhecimento humano que combina aspectos da Biologia e da Medicina, empregando esses conhecimentos na investigação de doenças que nos afetam e na produção de materiais que podem aumentar nossa longevidade. Além disso, o biomédico se debruça sobre o estudo de microrganismos e células, procurando otimizar processos de diagnóstico.
+ Confira a página de Biomedicina no site da Quero Bolsa para explorar o curso


Quais as áreas de atuação da Biomedicina?
Os profissionais de biomedicina podem trabalhar em diversas áreas. Uma das que mais absorvem diplomadas é dedicada às análises clínicas, onde os profissionais se ocupam com os resultados de exames, sorologia e o processamento de material biológico.
Outro local que requer o trabalho de biomédicos são os Bancos de Sangue, onde os profissionais trabalham com as diversas etapas dos processos de transfusão e com materiais mais específicos, como células-tronco.
Laboratórios e centros de pesquisa dedicados a biologia molecular e genética também podem ser um campo de atuação do profissional formado em Biomedicina. Citologia Oncológica e Reprodução Humana também são áreas onde biomédicos são requisitados e onde seu trabalho, dedicado à investigação e tratamento, são muito importantes.
Leia Mais: Conheça os 10 melhores cursos de Biomedicina em São Paulo
Diferença entre Biomedicina e outras áreas da saúde
A diferença básica entre a Biomedicina e outras áreas da saúde é o afastamento do profissional em relação ao paciente. Enquanto médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, por exemplo, têm contato direto com o paciente, ouvindo suas queixas e realizando o diagnóstico por meio do contato, o biomédico restringe a análise do material biológico coletado.
No entanto, é importante destacar que, na saúde, o trabalho de um profissional é complementado e complementa o trabalho do outro. Na composição da equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento, não existe hierarquia, e sim uma cooperação visando a promoção da saúde.