Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Biomedicina: como anda o mercado de trabalho?

Saiba qual é a situação do mercado de trabalho na área de Biomedicina e quais são as áreas em alta.

Atualizado em 24/03/2022

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, a área da saúde sempre mostrou oportunidades de trabalho no Brasil. As explicações para esse cenário envolvem fatores como o crescimento da expectativa de vida no país e a preocupação das pessoas com o bem-estar físico e emocional. 

Assim, quem pensa em seguir carreira nesse campo pode se dar bem e encontrar boas vagas de emprego. 

Encontre bolsas de estudo de até 80% para Biomedicina

Um dos profissionais que vem ganhando espaço nesse meio é o biomédico, conhecido por atuar em análises e pesquisas. Pensando em trazer ainda mais informações sobre a situação desse mercado, a Revista Quero procurou alguns especialistas para falar sobre o assunto e trazer um panorama sobre a área. 

Veja também: Teste Vocacional para Biomedicina 

Mas, afinal, o que faz um biomédico?

O biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo de microrganismos causadores de doenças. Isso parece bem oportuno em uma época de epidemias e muitos vírus circulando por aí, não é mesmo?

+ A página do curso de Biomedicina na Quero Bolsa tem todas as informações que você precisa.

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Ele trabalha na elaboração de soros, vacinas e reagentes, em análises físico-químicas e microbiológicas para verificar a qualidade e contaminação de alimentos, participa de pesquisas em todas as áreas da genética e de reprodução humana, atua no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, no processamento de sangue e sua sorologia, realiza exames pré e pós-transfusionais e lida com a operação de equipamentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica.

 

Biomédico em uma de suas áreas de atuação no mercado de trabalho

 

A área mais comum em que a gente encontra um biomédico é no campo de análises clínicas, com a realização de exames em laboratórios e hospitais. Mas, é importante lembrar que a atuação desse profissional não se restringe a isso. 

 

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Onde o biomédico pode atuar?

O mercado de trabalho em Biomedicina é bastante amplo. São 30 habilitações em que o biomédico pode atuar, segundo o Conselho Federal de Biomedicina.

Áreas de atuação do biomédico

  • Análises clínicas;
  • Análises ambientais;
  • Indústrias;
  • Análises bromatológicas;
  • Biologia molecular;
  • Genética;
  • Reprodução humana;
  • Citologia oncótica;
  • Banco de sangue;
  • Imagenologia.

Habilitações do biomédico

  1. Patologia Clínica;
  2. Parasitologia;
  3. Microbiologia;
  4. Imunologia;
  5. Hematologia;
  6. Bioquímica;
  7. Banco de Sangue;
  8. Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia,Embriologia, Psicobiologia;
  9. Saúde Pública;
  10. Imagenologia;
  11. Radiologia;
  12. Análises Bromatológicas;
  13. Microbiologia de Alimentos;
  14. Citologia;
  15. Análise Ambiental;
  16. Acupuntura;
  17. Genética;
  18. Reprodução Humana;
  19. Biologia Molecular;
  20. Farmacologia;
  21. Informática de Saúde;
  22. Histotecnologia Clínica;
  23. Toxicologia;
  24. Sanitarista;
  25. Auditoria;
  26. Perfusão Extracorpórea;
  27. Biomedicina Estética;
  28. Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório;
  29. Gestão das Tecnologias de Saúde;
  30. Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico.

Fonte: Conselho Federal de Biomedicina

Qual a melhor área para trabalhar como biomédico?

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Taiza Stumpp Teixeira, a profissão de biomédico é muito ampla e inclui grande diversidade de inserção. 

Recentemente, as áreas de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Diagnóstico Molecular e Bioinformática têm apresentado demanda crescente e boa remuneração. 

 

Essas áreas estão relacionadas às atividades mais modernas do mercado, como a necessidade de profissionais da saúde qualificados para gerenciar hospitais e empresas, para inovar em pesquisa clínica e atender demandas do estilo de vida do século XXI. Os laboratórios de Análises Clínicas e Bancos de Sangue (além de hospitais) são exemplos de mercados que demandam biomédicos para sua gestão. 

Você sabe qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?

Além disso, os métodos mais recentes para Diagnóstico Molecular de diversas doenças envolvem técnicas moleculares complexas e especializadas que produzem quantidade robusta de dados. Para a análise desses dados, é necessário utilizar plataformas e bancos de dados gigantescos. Dessa forma, a demanda por bioinformatas vem crescendo muito rapidamente; o biomédico apresenta formação de base que se adeque a esse perfil de profissional. 

Taiza também destaca a demanda sempre presente por pesquisadores que atuem nas áreas citadas dentro de laboratórios e clínicas especializadas em Diagnóstico Molecular (Genético) e Reprodução Humana, por exemplo. “A pesquisa é fundamental que esses (além de outros) setores mantenham-se atualizados e possam inovar e crescer”, ressalta a coordenadora.

Quanto ganha um biomédico?

O salário de um biomédico é muito relativo, justamente pela profissão permitir atuação em áreas tão diversas. “Não diria que exista um momento difícil, mas sim uma constante mudança no tipo de profissional requerido pelo mercado. Profissionais que buscam atividades mais tradicionais, como bancada de laboratórios, por exemplo, tendem a ter remuneração mais baixa do que profissionais que se inserem nas atividades mais modernas ou que inovam. Mas isso, repito, é relativo, depende de cada caso”, lembra Taiza.

Atualmente, a média de salário geral de um biomédico no Brasil fica entre R$2.400 e R$2.600, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019.

Luiz Mauro Oliveira Gomes, presidente da Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva (Pronúcleo) e diretor do laboratório de reprodução assistida da clínica Reproferty, de São José dos Campos, também explica: “Os salários na área de reprodução assistida podem ser maiores, mas também o investimento na formação precisa ser grande, assim como a destreza para lidar com esse tipo de trabalho”.

Requisitos que destacam um profissional de Biomedicina

  • Iniciativa;
  • Dinamicidade;
  • Dedicação;
  • Abertura para aprender;
  • Maior conhecimento amplo.

Para a coordenadora do curso na Unifesp, o profissional da área deve ser bastante antenado. “Essas são características

[acima citadas] fundamentais para qualquer profissional do século XXI, e para o biomédico não é diferente. Atualmente, percebe-se que as pessoas que possuem conhecimentos diversificados e são bem-informadas na grande área da Biomedicina (não sendo, algumas vezes, tão importante o conhecimento super específico) se inserem melhor e mais rapidamente no mercado de trabalho e têm mais chances de serem bem-sucedidas.

Melhores cursos de Biomedicina 

Se você está pensando em fazer Biomedicina, veja a seguir as instituições que possuem nota máxima (CPC 5) na avaliação do MEC:

Fique de olho também nas instituições que oferecem bolsas de estudo:

 

Encontre faculdades de Biomedicina

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações