Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

5 cursos para quem quer trabalhar com a produção de vacinas

por Giovana Murça em 24/05/21

A pandemia de covid-19 mobilizou a comunidade científica em busca de uma vacina que pudesse prevenir o contágio do vírus. No início, especialistas da área apontavam que apenas seria possível chegar a um imunizante em dois anos.

Mas, numa velocidade nunca vista antes na história da humanidade, a primeira vacina contra a covid-19 foi aprovada em menos de um ano, graças aos pesados investimentos nas pesquisas e à agilidade dos cientistas do mundo todo. Para se ter uma ideia, a vacina contra o ebola, desenvolvida mais recentemente, levou cinco anos para ficar pronta.

profissões para trabalhar com produção de vacina

O desenvolvimento das vacinas começa no laboratório, com os cientistas pesquisando e avaliando sobre qual antígeno será usado para desencadear uma resposta do sistema imunológico. Depois, vem a fase não clínica, quando ocorrem os testes em animais. Caso haja uma resposta imunitária, a vacina experimental começa a ser testada em humanos, na fase clínica.

Depois de aprovada em laboratório, as vacinas ainda passam por uma série de testes para garantir sua eficácia e segurança. Antes de serem aplicadas na população, elas devem ser analisadas por entidades reguladoras e de saúde pública e aprovadas pelas autoridades de cada país. Entenda melhor no vídeo abaixo:

Apesar de serem genericamente chamados de cientistas, os profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento das vacinas são podem ser de diferentes carreiras das áreas de Biológicas, Exatas e Saúde.

Se interessou pelo trabalho desses profissionais? Então, confira  5 cursos de graduação para quem quer trabalhar com produção de vacinas!

Biomedicina

O curso de Biomedicina é o mais indicado para aqueles que pretendem trabalhar diretamente com o desenvolvimento de vacinas. Essa graduação é voltada para o estudo de microorganismos causadores de doenças e a pesquisa de medicamentos e vacinas para combatê-los.

Os biomédicos são habilitados a participar da produção de vacinas, biofármacos e reagentes. No laboratório, eles podem cultivar células e vírus, manipular e controlar bancos de cepas e lotes sementes, inocular vírus vacinais, acompanhar processos fermentativos, purificar antígenos, formular vacinas e biofármacos, produzir kits para testes sorológicos, entre outras atividades.

Veja também: Teste Vocacional para Biomedicina: descubra se tem perfil para o curso
50 melhores faculdades de Biomedicina do Brasil, segundo o MEC

Farmácia

Outro importante profissional para a produção de vacinas é o farmacêutico. Isso porque o processo de desenvolvimento das vacinas é bem semelhante ao processo de desenvolvimento dos medicamentos - que é a especialidade deste profissional.

No curso de Farmácia, os estudantes se capacitam a atuar em toda a cadeia produtiva dos fármacos e medicamentos, desde a pesquisa até a comercialização, seguindo todas as normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Veja: Teste Vocacional para Farmácia
Quais são as áreas de atuação da Farmácia?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Ciências Biológicas

Os biólogos também são profissionais indispensáveis na pesquisa e produção de vacinas (Alô, Atila Iamarino!). Dentro da área da biotecnologia, eles são habilitados a pesquisar, desenvolver, produzir, efetuar e controlar qualidade e biossegurança de vacinas e soros, entre outras funções.

Ao longo do curso de Ciências Biológicas, os graduandos estudam os seres vivos de forma mais abrangente: sua organização e funcionamento em diferentes níveis, sua relação com o meio ambiente e suas relações filogenéticas e evolutivas.

Leia mais: Teste Vocacional para Ciências Biológicas
50 melhores faculdades de Ciências Biológicas, segundo o MEC

Medicina

No time de profissionais engajados com a produção de vacinas, também estão os médicos. Eles podem atuar tanto na fase de pesquisa quanto na fase clínica, quando ocorrem os testes em humanos.

Durante o curso de Medicina, os estudantes se habilitam a diagnosticar, tratar e prevenir doenças, bem como desenvolver pesquisas em ciências da saúde. Em geral, os médicos que querem trabalhar no desenvolvimento de vacinas ainda se especializam na área de imunologia, que estuda o sistema imunitário. 

Leia: 50 melhores faculdades de Medicina, segundo o MEC
Medicina: conheça os detalhes dessa formação

Engenharia Química

O último curso desta lista para quem quer trabalhar com a produção de vacinas é da área de Exatas: Engenharia Química. Essa graduação prepara profissionais para projetar, desenvolver e otimizar os processos industriais que envolvem as transformações químicas, físicas e biológicas.

Seguindo a área da biotecnologia, uma das possibilidades dos engenheiros químicos é atuar na produção de vacinas, sobretudo em seu processo industrial de fabricação. Eles também são essenciais na fabricação de insumos que compõem as vacinas e desenvolvimento de novos equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Leia mais: Teste: o que você sabe sobre as vacinas?
+ 8 tendências para profissões da área da saúde
+ 6 coisas que você não sabia sobre carreiras na área da Saúde

Bolsas de estudo para trabalhar na produção de vacinas

Se identificou com algum dos cursos acima? No Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 80% em mais de mil instituições do Brasil. E o melhor: sem precisar comprovar renda ou renovar a bolsa. É só entrar no site, escolher o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e pronto!

Encontrar bolsas de estudos

Ainda está em dúvida sobre qual curso escolher? Faça o Teste Vocacional online e gratuito para descobrir a profissão que melhor se encaixa com o seu perfil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54