Podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. Nem sempre a matéria é visível, como o ar, por exemplo, que ocupa lugar no espaço, apresenta massa, porém não conseguimos vê-lo.
A matéria é constituída por partículas minúsculas denominadas átomos. A teoria atômica para explicar a constituição da matéria foi formulada em 1808 pelo cientista britânico John Dalton (1766 – 1844). De acordo com ele, a matéria seria constituída por partículas esféricas maciças e indivisíveis chamadas átomos.
O conjunto de átomos que apresentam as mesmas massas e tamanhos possui as mesmas propriedades e, portanto, constitui um elemento químico. Elementos químicos diferentes possuem átomos com diferentes massas, tamanhos e propriedades.
As diversas substâncias que existem seriam formadas, então, pela combinação de diferentes elementos químicos em proporções de números inteiros. Ainda de acordo com Dalton, os átomos não podem ser criados e nem destruídos, mas são rearranjados para dar origem a novas substâncias.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚