Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Modelo Atômico de Dalton

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 21/12/2018

Introdução

O primeiro modelo atômico foi sugerido por John Dalton em 1808 a fim de tentar explicar a constituição da matéria, e ficou conhecido como a Teoria Atômica de Dalton ou Bola de Bilhar. Neste modelo, os átomos eram considerados maciços, esféricos e indivisíveis, parecidos com as bolas de bilhar, como mostra a figura a seguir.

Dentre os principais postulados da Teoria de Dalton podemos citar:

  • Toda matéria é constituída por pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis que são chamados de átomos;
  • Um conjunto de átomos que apresentam as mesmas massas e tamanhos possuem propriedades químicas semelhantes e constituem um elemento químico;
  • Átomos de diferentes elementos químicos apresentam diferentes massas, tamanhos e propriedades;
  • Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, uma vez que são maciços e indivisíveis;
  • As reações químicas comuns consistem na simples reorganização dos átomos;
  • As diferentes substâncias são formadas pela combinação de átomos e elementos, em uma proporção de números inteiros e em proporções fixas.

Representação dos Elementos Químicos

Na época em que foi proposto o modelo atômico de Dalton, eram conhecidos cerca de 50 elementos químicos. Por volta de 1810, o químico sueco Berzelius organizou a notação química que era usada nessa época, e que era muito confusa, introduzindo como símbolo dos elementos as iniciais de seus nomes em latim.

Para indicar a proporção de cada um dos elementos químicos que forma determinada substância, Dalton associou um índice numérico aos símbolos. 

Uma substância é representada graficamente por meio de símbolos e índices numéricos, que compõem as fórmulas. A fórmula representa a constituição de cada unidade que forma a substância. Essas unidades são chamadas moléculas.

Por exemplo, a molécula de água, cuja fórmula é \(H_2O\), apresenta 2 átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.

Dalton é considerado o pai da Química teórica. Quando ele tinha apenas 12 anos de idade começou sua carreira dando aulas em uma escola da comunidade Quaker, da qual era membro. Ele é responsável, também, por uma das mais importantes leis da Física: a Lei das Pressões Parciais dos Gases.

Além disso, atuou como meteorologista. Por outro lado, John Dalton foi o primeiro cientista a descrever a deficiência visual da qual sofria e que ficou conhecida como daltonismo, que impedia o portador de distinguir algumas cores, tais como o vermelho e o verde. 

Pressão Parcial dos Gases (Lei de Dalton)

Considerando uma mistura de dois ou mais gases, mantidos sob a mesma temperatura, temos que a pressão total do sistema é igual à soma das pressões exercidas por cada um dos componentes da mistura. Generalizando, podemos expressar a pressão total da seguinte forma:

Ptotal = PA + PB + PC + ...

Essa relação ficou conhecida como Lei de Dalton das pressões parciais e foi estabelecida em 1801. Pressão parcial representa a pressão exercida por cada um dos elementos de uma mistura gasosa a um mesmo volume e a uma mesma temperatura.

Por exemplo, suponhamos que haja um recipiente contendo gás hélio com pressão igual a 2,0 atm e outro recipiente contendo gás argônio com pressão igual a 4,0 atm. Se juntarmos esses dois gases em um único recipiente, a pressão total dentro deste será a soma das duas pressões individuais, ou seja:

Ptotal = 2,0 atm + 4,0 atm → Ptotal = 6,0 atm

Com este exemplo mostramos que a pressão total no recipiente é de 6 atm.


Exercícios

Exercício 1
(PUC-MG/2007)

Assinale a afirmativa que descreve adequadamente a teoria atômica de Dalton. Toda matéria é constituída de átomos:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...