Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Substâncias simples e compostas

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 14/8/2019

Introdução

Um conjunto de átomos que apresentam as mesmas propriedades químicas constitui um elemento químico, sendo cada substância caracterizada por uma proporção constante desses elementos.      

As substâncias puras são formadas por unidades químicas iguais, ou seja, podem ser formadas por um conjunto de átomos ou moléculas (junção de dois ou mais átomos), apresentando, assim, suas próprias propriedades físicas e químicas.

Existem duas formas de classificação das substâncias puras: as substâncias simples e as compostas.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Substâncias simples

Substâncias puras simples ou substâncias simples são aquelas constituídas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico. Como exemplos, temos os gases nobres (hélio (He), argônio (Ar), neônio (Ne), criptônio (Kr), xenônio (Xe), etc.); o gás nitrogênio (N2), formado por átomos de nitrogênio; o gás ozônio (O3), formado por átomos de oxigênio; o fósforo (P4), formado por átomos de fósforo; o gás hidrogênio (H2), formado por átomos de hidrogênio; o gás oxigênio (O2), formado por átomos de oxigênio; dentre outros.

As substâncias simples podem ser classificadas como monoatômicas, diatômicas, triatômicas e por aí vai, dependendo da quantidade de átomos que a molécula apresenta. A seguir serão apresentados alguns exemplos de cada uma dessas classificações.

Substâncias monoatômicas: possuem apenas um átomo na molécula, como é o caso dos gases nobres, que se apresentam de maneira isolada na natureza, por exemplo, o xenônio (Xe), o argônio (Ar), o hélio (He). Podemos citar, também como exemplo, alguns metais, como o alumínio (Al), o ferro (Fe), dentre outros.

Substâncias diatômicas: possuem apenas dois átomos na molécula, caso dos halogênios, como o gás cloro (Cl2), o gás nitrogênio (N2), o gás oxigênio (O2), o gás bromo (Br2). Podemos citar, também, outros compostos presentes no ar, como o gás hidrogênio (H2), dentre outros.

Substâncias triatômicas: possuem apenas três átomos na molécula, como é o caso do gás ozônio (O3).

Substâncias tetratômicas: possuem apenas quatro átomos na molécula, como é o caso do fósforo (P4).

Substâncias octoatômicas: possuem apenas oito átomos na molécula, como é o caso do enxofre (S8).

Uma característica bem interessante sobre as substâncias simples é que algumas delas podem formar alótropos, como acontece com o carbono (que pode ser encontrado na natureza na forma de diamante ou grafite), o oxigênio (que pode ser encontrado na natureza na forma de gás oxigênio ou ozônio), o fósforo (que pode ser encontrado na natureza como fósforo branco ou fósforo vermelho) e o enxofre (que pode ser encontrado na natureza como enxofre ortorrômbico, ou simplesmente rômbico, ou como enxofre monocíclico).

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Substâncias compostas 

As substâncias puras compostas, ou substâncias compostas, são aquelas constituídas por moléculas que contêm dois ou mais elementos químicos diferentes. Como exemplos, temos a água (H2O), formada por átomos de hidrogênio e oxigênio; o metano (CH4), formado por átomos de carbono e hidrogênio; o cloreto de sódio (NaCl), formado por átomos de sódio e cloro; o ácido clorídrico (HCl), formado por átomos de hidrogênio e cloro; o gás cianídrico (HCN), formado por átomos de hidrogênio, carbono e nitrogênio; a amônia (NH3), formada por átomos de nitrogênio e hidrogênio; dentre outros.

O mais interessante das substâncias compostas é que elas podem ser decompostas em substâncias menores e mais simples. Para conseguir alcançar esse objetivo, pode-se aplicar uma corrente elétrica sobre a substância fundida e, com isso, através da reação de oxirredução, obteremos substâncias simples. Este processo é conhecido como eletrólise ígnea. Abaixo temos um exemplo desse tipo de reação química, bastante estudado na eletroquímica. É a eletrólise aquosa do sulfato de cobre (CuSO4 (aq)).

CuSO4 (aq) + H2O (l) → 2 H+ (aq) + SO42- (aq) + Cu (s) + ½ O2 (g)


Exercícios

Exercício 1
(UNESP/2015)

Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação dariam-se a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, a química tem outra definição para elemento: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água como elemento está quimicamente incorreto, porque se trata de:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...