Substâncias puras simples ou substâncias simples são aquelas constituídas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.
Como exemplos, temos os gases nobres (hélio (He), argônio (Ar), neônio (Ne), criptônio (Kr), xenônio (Xe), etc.); o gás nitrogênio (N2), formado por átomos de nitrogênio; o gás ozônio (O3), formado por átomos de oxigênio; o fósforo (P4), formado por átomos de fósforo; o gás hidrogênio (H2), formado por átomos de hidrogênio; o gás oxigênio (O2), formado por átomos de oxigênio; dentre outros.
As substâncias simples podem ser classificadas como monoatômicas, diatômicas, triatômicas e por aí vai, dependendo da quantidade de átomos que a molécula apresenta. A seguir serão apresentados alguns exemplos de cada uma dessas classificações.
- Substâncias monoatômicas: possuem apenas um átomo na molécula, como é o caso dos gases nobres, que se apresentam de maneira isolada na natureza, por exemplo, o xenônio (Xe), o argônio (Ar), o hélio (He). Podemos citar, também como exemplo, alguns metais, como o alumínio (Al), o ferro (Fe), dentre outros.
- Substâncias diatômicas: possuem apenas dois átomos na molécula, caso dos halogênios, como o gás cloro (Cl2), o gás nitrogênio (N2), o gás oxigênio (O2), o gás bromo (Br2). Podemos citar, também, outros compostos presentes no ar, como o gás hidrogênio (H2), dentre outros.
- Substâncias triatômicas: possuem apenas três átomos na molécula, como é o caso do gás ozônio (O3).
- Substâncias tetratômicas: possuem apenas quatro átomos na molécula, como é o caso do fósforo (P4).
- Substâncias octoatômicas: possuem apenas oito átomos na molécula, como é o caso do enxofre (S8).
Uma característica bem interessante sobre as substâncias simples é que algumas delas podem formar alótropos, como acontece com o carbono (que pode ser encontrado na natureza na forma de diamante ou grafite), o oxigênio (que pode ser encontrado na natureza na forma de gás oxigênio ou ozônio), o fósforo (que pode ser encontrado na natureza como fósforo branco ou fósforo vermelho) e o enxofre (que pode ser encontrado na natureza como enxofre ortorrômbico, ou simplesmente rômbico, ou como enxofre monocíclico).
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓