Compostos orgânicos são aqueles formados basicamente por carbono (C) e hidrogênio (H), podendo conter também oxigênio (O), enxofre (S), nitrogênio (N), fósforo (P) e átomos halogênios, como o flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I).
Cada átomo de carbono possui valência igual a quatro (tetravalente), ou seja, precisam fazer quatro ligações covalentes para adquirir configuração eletrônica de um gás nobre, com 8 elétrons na camada de valência.
O átomo de hidrogênio possui valência igual a um (monovalente), ou seja, precisa fazer uma ligação covalente para ficar eletricamente estável.
Os átomos de oxigênio e enxofre possuem valência igual a dois (bivalente), ou seja, precisam de duas ligações covalentes para ficarem eletricamente estáveis.
O nitrogênio e o fósforo possuem valência igual a três (trivalente), ou seja, precisam de três ligações covalentes para ficarem eletricamente estáveis.
Por fim, cada um dos átomos halogênios possui valência igual a um (monovalente), ou seja, precisa fazer uma ligação covalente para ficar eletricamente estável.