
Enem 2025: 75 dicas de como estudar para prova
Natália Plascak | 09/04/25Confira as melhores dicas para estudar e mandar muito bem na prova do Enem deste ano!
Na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes se sentem ansiosos e inseguros, mas é fundamental tentar manter a calma e se preparar para o dia da prova.
Baixe: Guia completo de redação para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Faltando poucos dias para a prova, existem algumas estratégias que podem potencializar o desempenho do candidato. Em contrapartida, outras ações podem atrapalhar. “Não faz sentido estudar o grosso da matéria”, resume o diretor pedagógico do Colégio Fibonacci, André Castro, em live do Esquenta Enem.
Leia mais: Filosofia no Enem: pensadores que já caíram no exame
+ Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho
Não adianta querer estudar todos os conteúdos do Enem na véspera da prova. Os dias que antecedem o exame são momentos voltados à revisão e à adoção das melhores estratégias. O professor André Castro ensinou alguns truques na live da Quero Bolsa. Confira:
Por conta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a coerência do conjunto de respostas de um candidato, é indispensável acertar as questões fáceis no Enem.
Por isso, a dica do diretor André Castro é revisar pontualmente os conteúdos recorrentes no Enem e as questões mais simples da prova. Assim, na hora do exame, o candidato garante esses acertos e deixa de lado as questões mais complexas.
“Essa é uma das dicas mais valiosas para quem vai fazer o Enem: ter humildade de identificar os itens que não deve fazer”, resume Castro.
Veja também: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
+ Rascunho de redação do Enem: saiba como fazer e veja modelo
A redação vale parte importante da nota final do Enem. Para o professor André Castro, na reta final para a prova é recomendável refinar as técnicas de redação. Uma forma de fazer isso é revisando conectivos, repertórios, etc.
Lembrando que a redação do Enem é no modelo dissertativo-argumentativo e cobra temas relacionados a questões sociais.
Resolver exames antigos e fazer simulados é extremamente importante, segundo o professor André Castro, porque isso ajuda a treinar o tempo de prova.
Vale lembrar que o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza diversas versões da prova.
Caso seu desempenho no Enem não seja tudo aquilo que você esperava, não desista de entrar na faculdade. Você pode ingressar no ensino superior de outras maneiras: um exemplo disso é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80%. Confira:
São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo: