A zoologia (do grego zoon = animal e logos = estudo) é a área da biologia encarregada de estudar, compreender e classificar os animais. Enquanto os botânicos são responsáveis pelo estudo das plantas (organismos do Reino Plantae), os microbiologistas são responsáveis pelo estudo de microrganismos como bactérias, fungos e protozoários, os zoólogos são responsáveis por estudar os organismos pertencentes ao Reino Animalia.
A história e os princípios que regem a zoologia moderna não são lineares e possuem diversas fontes. Alguns princípios, por exemplo, derivam das leis da física e da química, já que todos os indivíduos estão sujeitos a elas. Outros princípios derivam do método científico ou de estudos prévios, estudos estes que estão submetidos ao olhar do pesquisador, à época e às tecnologias disponíveis no momento do estudo.
A zoologia, enquanto campo de estudo científico da vida animal, possui séculos de investigações, inferências, hipóteses e teorias e, atualmente, vem incorporando tecnologias derivadas da biologia molecular e da bioquímica para deixar seus estudos mais específicos e detalhados.