logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

O que é o Encceja?

por Isabela Giordan em 18/06/19 340 visualizações

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) que visa certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do Ensino Básico na idade adequada.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Como fazer a inscrição no Encceja?

Ou seja, essa prova avalia pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta para para que elas possam obter o diploma de conclusão do nível básico de ensino. Com isso, aquele que for aprovado poderá ingressar no Ensino Superior, assim como melhorar as suas chances no mercado de trabalho.

Leia mais:
Inep divulga o edital do Encceja 2022
Encceja: o candidato precisa pagar taxa de inscrição?

Esse exame é totalmente gratuito e ocorre anualmente. Para participar da avaliação, é necessário que o candidato se inscreva no período pré-determinado pelo edital do exame.

Qual é a diferença entre Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio?

Para facilitar a avaliação de cada nível de ensino, o Encceja é dividido em duas partes: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Veja qual é a diferença entre cada uma:

  •  

    Encceja Ensino Fundamental: deverá realizar essa prova aquele que não concluiu o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) na idade adequada e que tenha completado 15 anos até a data de aplicação da prova.

  • Encceja Ensino Médio: deverá realizar realizar a prova aquele que não concluiu o Ensino Médio (1º ao 3º do Ensino Médio) na idade adequada e que tenha completado 18 anos até a data de aplicação da prova.

Tenho mais de 18 anos e não terminei o Ensino Fundamental.
O que eu faço?


De acordo com o último edital do Encceja, o candidato que tiver mais de 18 anos, mas que ainda não o certificado do Ensino Fundamental, poderá realizar diretamente a prova do Ensino Médio, caso assim desejar.

Quem pode fazer o Encceja?

Segundo o edital mais recente do Encceja, poderão realizar o exame aqueles que se encaixarem nas seguintes exigências:

  • Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova.

  • Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.

Qual é o formato do Encceja?


O exame é formado quatro provas, sendo que cada uma possui trinta questões, e uma redação. Segundo alguns levantamentos, é necessário acertar, no mínimo, ⅓ de cada prova para atingir a pontuação mínima para aprovação.

Como saber se fui aprovado?


O resultado do Encceja é divulgado alguns meses após a aplicação da prova. Para ser aprovado, o candidato deverá tirar nota acima de 100 (cem) nas matérias selecionadas durante a inscrição e nota acima de 5 (cinco) para ser aprovado na redação. Para acessar o resultado, o candidato deve conferir a Página do Participante.

Fui aprovado. O que eu faço?

E, caso você tenha sido aprovado em todas as matérias que foi inscrito, o próximo passo é levar o resultado até à Instituição Certificadora cadastrada durante a inscriçãoSe você não lembra em qual secretaria foi cadastrada a sua inscrição, entre na Página do Participante e veja qual é a “instituição certificadora” indicada.

Não fui aprovado. E agora?

Nesse caso, você pode conseguir o certificado parcial na instituição certificadora e, no próximo ano, realizar apenas as matérias que você está “devendo”.Assim, na hora da inscrição, selecione apenas os cadernos de questões que estão em aberto no seu resultado.

Como estudar para o Encceja?

A Revista Quero preparou um material com tudo que você precisa saber para prestar o Encceja. O Guia completo do Encceja é um material totalmente gratuito, que traz as principais informações sobre as provas, o que estudar, calendário, e muito mais.

Guia para o Encceja

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54