
Enem 2025: 75 dicas de como estudar para prova
Natália Plascak | 09/04/25Confira as melhores dicas para estudar e mandar muito bem na prova do Enem deste ano!
Veja algumas ideias de citações sobre saúde que você pode usar na Redação do Enem para arrasar na prova!
A saúde é um tema relevante e abrangente que impacta diretamente a vida das pessoas e a sociedade como um todo. Abordar questões de saúde em redações permite aos candidatos refletirem sobre diversos aspectos relacionados à saúde pública, individual e coletiva, bem como sobre os desafios e soluções nessa área.
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Inclusive, é possível que saúde seja o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares. A maioria dos processos seletivos exige a produção de uma redação dissertativa-argumentativa, na qual o candidato precisa defender seu ponto de vista sobre o tema por meio de argumentos.
E, se tratando de argumentar bem na redação, um dos elementos que podem ajudar o estudante são as citações sobre saúde. Ao citar direta ou indiretamente algum documento ou especialista no assunto, os argumentos se tornam mais consistentes.
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Ter repertório é fundamental para escrever uma redação sobre saúde de forma consistente e embasada. O repertório é o conjunto de conhecimentos, informações, exemplos e referências que um candidato pode utilizar para enriquecer sua redação e fundamentar seus argumentos.
Um bom exemplo de demonstrar repertório na redação é utilizando citações e frases relacionadas ao assunto. As citações, além de fornecer embasamento sólido para argumentações, demonstram a relevância da saúde como um elemento central na construção de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Abaixo você confere 13 citações sobre saúde:
Definição da Organização Mundial de Saúde.
Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.
Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, considerado o pai da medicina.
Jayme Landmann, médico e professor brasileiro.
Adib Domingos Jatene, médico, professor universitário, inventor e cientista brasileiro.
Salvador Allende, médico e ex-presidente do Chile.
Hélder Martins, jornalista, ex-diplomata e ex-ministro da saúde brasileiro.
Confúcio, pensador e filósofo chinês.
Phyllis Chesler, psicoterapeuta, professora e escritora norte-americana.
Jiddu Krishnamurti, filósofo, escritor, orador e educador indiano.
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Dalai Lama, chefe de estado e líder espiritual do Tibete.
João Guimarães Rosa, escritor, diplomata e médico brasileiro.
Lair Ribeiro, médico e escritor brasileiro.
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão
Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga
Vale lembrar que, em 2020, a saúde mental também foi destaque no tema de redação do Enem, fazendo com que os candidatos refletissem sobre o assunto e produzissem um texto sobre “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“.
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Por isso, é importante ter um repertório e conhecer citações sobre saúde mental que vão embasar as ideias para a construção de um texto. A Revista Quero separou frases sobre saúde mental de pessoas importantes da psiquiatria, da psicologia e de outras áreas.
Franco Basaglia, psiquiatra italiano
Franco Basaglia, símbolo da Reforma Psiquiátrica
Mahatma Gandhi, ativista e pensador indiano
Millôr Fernandes, desenhista, humorista e jornalista brasileiro
Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço
Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira
Sigmund Freud, médico neurologista e psicanalista austríaco
Sigmund Freud, médico neurologista e psicanalista austríaco
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Infelizmente, boas citações não bastam para se ter uma redação nota mil no Enem. Também é preciso mandar bem na introdução, desenvolvimento e conclusão.
Se você ainda não sabe exatamente como escrever uma redação para o Enem, precisa conferir o Guia Completo sobre a Redação do Enem.
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Confira a seguir um exemplo de redação sobre saúde do portal Professor Raphael Reis. O tema em questão foi “Acesso à saúde como direito essencial para o exercício da cidadania no Brasil?” e a autoria foi do Prof. Waldyr Imbroisi:
A Grécia Antiga foi o berço de diversos saberes e ciências fundamentais para o mundo ocidental. Entre elas, destaca-se a medicina, desenvolvida formalmente pela primeira vez por Hipócrates, o qual foi capaz de compreender com clareza quais compostos eram capazes de tratar as enfermidades que assolavam a população naquela época. Hoje, tais conhecimentos são essenciais para a garantia da qualidade de vida e a longevidade; entretanto, eles não são plenamente aproveitados pelos brasileiros, seja por causa da falta de conhecimentos da população sobre o próprio corpo, seja pelo insuficiente gasto governamental voltado para a saúde coletiva.
Em primeira análise, pode-se perceber que os brasileiros carecem de informações suficientes para preservar o bem-estar individual. Nesse aspecto, a prevenção de moléstias e condições patológicas crônicas não é realizada como deveria, contrariando a afirmação do filósofo francês Michel Foucault. Segundo ele, é fundamental que cada pessoa tenha saberes basilares para a promoção do “cuidado de si”, conceito definido como a capacidade para garantir condições salutares ao corpo de forma autônoma. Longe de dispensar a medicina, tal perspectiva inclui o sujeito enquanto agente nos processos de prevenção e cura, exigindo conhecimentos diversos. Com isso, os saberes em saúde podem garantir a profilaxia de enfermidades e a percepção da necessidade de buscar ajuda profissional.
Além disso, observa-se extrema falta de atenção dos governos às dificuldades enfrentadas pelo SUS. O número reduzido de leitos de internação, a carência de materiais de trabalho e a demora na liberação de procedimentos são sinais inequívocos de que o investimento repassado à saúde não é compatível com as demandas da população, nem com a proposta de universalidade e integralidade que pauta o setor no Brasil. Nessa perspectiva, a situação se agravou com a aprovação da chamada “PEC do Teto de Gastos”, que limitou o investimento do governo em diversos setores relacionados ao bem-estar social. Por isso, se não houver mudança nas diretrizes do Estado, a promoção da saúde coletiva jamais será plenamente alcançada.
Portanto, ações voltadas a ampliar o conhecimento da população e a reorganizar o orçamento nacional devem ser colocadas em prática. Nesse sentido, o Ministério da Educação, aliado ao Ministério da Saúde, deve incluir na grade escolar saberes relacionados ao cuidado de si, por meio de abordagem interdisciplinar, pautada em rodas de conversa e palestras, que inclua profissionais como médicos, enfermeiros e psicólogos, a fim de despertar os conhecimentos necessários para a autonomia dos indivíduos na promoção do bem-estar pessoal, corroborando, desse modo, a perspectiva de Foucault. Ademais, cabe ao Congresso Nacional ampliar o gasto em saúde por meio de uma nova emenda constitucional, que altere os efeitos da “PEC do Teto de Gastos”, garantindo recursos para a maior prioridade da nação e o cumprimento dos princípios norteadores do SUS. Assim, o legado de Hipócrates poderá ser estendido a todo brasileiro.
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