Envie mensagem ou ligue
Informações

Clínico geral

A atenção aos sintomas e o conhecimento do corpo humano como um todo são essenciais ao clínico geral

O que faz um clínico geral

O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes.

O trabalho dele pode ser entendido como identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. 

Normalmente, é o primeiro médico que qualquer pessoa consulta quando está com algum problema. O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 10413,98
estado com maior salário - Santa Catarina
12587
contratações no último ano (2018)
12883
demissões no último ano
-296
saldo de vagas criadas

Como se tornar um clínico geral

O primeiro passo para se tornar um clínico geral no Brasil é concluir o curso de graduação em Medicina, que deve ser devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A duração média dessa formação é em torno de seis anos.

Apesar de ser comum encontrar quem pense que um clínico geral é um médico que não se especializou, a crença está errada. O profissional precisa ter residência em Clínica Médica (também chamada em alguns locais de Medicina Interna) para obter os conhecimentos necessários em seu cotidiano de trabalho. São pelo menos mais dois anos de estudo aprofundado na especialidade. A atuação médica ainda passa por outro crivo: é preciso do devido registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

O clínico geral que deseja atuar na saúde pública precisa prestar um concurso ou passar por um processo seletivo realizado por prefeituras, governos estaduais e federal ou instituições responsáveis pelas unidades de saúde. Experiência e títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado costumam contar mais pontos e ajudam na classificação nos concursos mais concorridos e com melhores salários.

Áreas de atuação

A atuação do clínico geral é uma das mais presentes em todo o Brasil. Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração.

Os locais em que se realizam atendimentos ambulatoriais e de emergência são receptivos ao clínico geral. Esse profissional está presente em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, em atendimento domiciliar e em clínicas particulares, também recebendo clientes de planos de saúde.