O clínico geral é o médico que trata problemas gerais de saúde. Ele é o primeiro ponto de contato para quem busca cuidados médicos e atende pacientes de todas as idades, encaminhando-os a especialistas quando necessário.
Sua função é diagnosticar e tratar distúrbios de diferentes categorias, incluindo desde questões simples, como resfriados e infecções de ouvido, até condições como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Além de tratar condições médicas agudas e crônicas, os clínicos gerais também assumem um papel preventivo. Eles oferecem orientações sobre hábitos de vida saudáveis, realizam exames de rotina, administram vacinas e realizam triagem para detectar doenças precocemente.
Qual é a especialidade de um médico clínico geral?
O médico clínico geral é especialista em Clínica Médica. Essa especialidade é voltada para o cuidado integral da saúde, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de todas as categorias.
Devido à sua formação, o clínico geral é qualificado para acompanhar o paciente de forma contínua, analisando todas as estruturas físicas e atuando na linha de frente da atenção primária.
Qual é a diferença entre clínica geral e clínica médica?
A diferença entre clínica geral e clínica médica está no nível de formação. O termo clínica geral é usado de forma informal para se referir a qualquer médico que atende de forma generalista. No entanto, ele não designa uma especialidade médica reconhecida.
Já a clínica médica é uma especialidade médica regulamentada, voltada para o atendimento de pacientes com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças clínicas. Para se tornar um médico especialista em clínica médica, é necessário concluir uma residência médica específica após a graduação, com duração mínima de dois anos.
Portanto, todo clínico médico pode ser chamado de “clínico geral” no uso popular, mas nem todo médico que atua como generalista possui a formação e o título de especialista em clínica médica.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.