O Clínico Geral é o médico que realiza atendimento primário, tratando e avaliando doenças, dores e lesões.
Ao longo do seu trabalho, o clínico geral deve realizar um atendimento completo, isto é, realizar uma anamnese, entrevista realizada pelo profissional de saúde, cuja intenção é ser um ponto inicial no diagnóstico.
Pode ser feito com um exame físico, exames complementares e, pode acarretar, na prescrição de tratamentos. É ele quem faz a avaliação dos sintomas do paciente e decide se é necessário encaminhá-lo para outros especialistas.
Além disso, o clínico geral também é responsável por acompanhar a evolução dos pacientes, avaliar os resultados dos exames e tratamentos, monitorar as mudanças de hábitos de saúde e orientar sobre prevenção de doenças.
O clínico geral também pode trabalhar em equipe com outros profissionais da saúde, como nutricionistas e fisioterapeutas, para oferecer uma abordagem mais abrangente ao tratamento dos pacientes.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Medicina. A página do curso na Quero Bolsa apresenta informações sobre a formação, disciplinas, áreas de atuação e salário médio do profissional.
O clínico geral não possui especialidade médica, dispondo apenas de graduação em Medicina. Por esse motivo, os profissionais prestam cuidados de atenção primária e tratam uma variedade de condições. Os especialistas fornecem cuidados gerais e coordenam encaminhamentos para especialistas quando necessário.
A primeira se aplica aos médicos generalistas, enquanto a segunda se refere a uma especialidade médica.
Ao falar sobre médicos, chamar um profissional de generalista indica que ele não fez uma especialização e, portanto, se concentrou nos conhecimentos fundamentais adquiridos durante a faculdade de Medicina.
Por outro lado, um médico que praticou a clínica médica completou pelo menos dois anos de especialização nessa área, passando pelo renomado período de residência em uma unidade de saúde.
O clínico geral pode solicitar uma variedade de exames para ajudar no diagnóstico e tratamento de enfermidades. As possibilidades incluem hemograma completo (CBC), exames de urina, painel metabólico básico, radiografias, ultrassonografias, eletrocardiograma (ECG), exames de imagem como ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC), exames de função renal e hepática, exames de tireoide, entre outros.
O clínico geral é o profissional que mais se relaciona diariamente com o paciente, sendo responsável por realizar consultas, exames físicos e solicitações de exames laboratoriais e outros procedimentos complementares necessários para o diagnóstico.
Além disso, a atuação do clínico geral se estende ao aconselhamento e orientação de pacientes e familiares, educação em saúde e modelo de atenção primária, visando a prevenção de problemas de saúde, desenvolvimento de programas de saúde, promoção e educação em saúde.
O clínico geral é responsável também pela realização de exames clínicos básicos, tais como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exame de sangue, e outros. Também pode realizar procedimentos como pontos simples, suturas, curativos e injeções. Além disso, o clínico geral é responsável pela prescrição de medicamentos, se necessário.
O clínico geral é o profissional que oferece ao paciente um atendimento personalizado e humanizado, prestando um serviço de qualidade, de acordo com as necessidades e expectativas do paciente.
Vale ressaltar, porém, que o profissional não pode intervir em procedimentos referentes às especialidades médicas. O clinico geral não pode atender, por exemplo, como ginecologista, uma vez que existe profissionais especializados especificamente nessa área.
Embora o profissional também esteja apto para realizar cirurgias, sua atuação se distingue do cirurgião geral e demais médicos segmentados. Em suma, o clínico geral ocupa-se dos atendimentos básicos e exames gerais.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Medicina ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 350 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: médico, enfermeiro e outras profissões.
Embora ambos os profissionais estejam inseridos no âmbito da medicina, o clínico geral trata uma variedade de condições de saúde, faz diagnósticos, prescreve medicamentos e encaminha para especialistas quando necessário. O cirurgião geral, por outro lado, é especializado em procedimentos cirúrgicos. Ele realiza operações, como remoção de tumores, tratamento de lesões e correções de emergência.
O médico generalista e o clínico geral são profissionais sem especialização em áreas específicas da Medicina. Entretanto, é comum que os generalistas estejam inseridos nas etapas iniciais de carreira. Por outro lado, o clínico geral pode dispor de mais experiência no ramo, qualificando-se por meio de uma residência.
Um clínico geral geralmente se especializa em atender a muitos tipos de pacientes. Eles trabalham em ambientes ambulatoriais ou hospitalares, dependendo do nível de cuidado necessário. Além disso, eles também podem atuar em clínicas, centros médicos, clínicas de saúde mental, hospitais, centros de saúde e outros ambientes.
Os clínicos gerais realizam exames físicos, avaliações de saúde, prescrição de medicamentos e tratamentos para doenças e condições médicas.
Eles também podem oferecer aconselhamento de saúde, ensinar hábitos saudáveis e orientar os pacientes sobre como gerenciar suas próprias condições médicas. Além disso, um clínico geral pode realizar procedimentos cirúrgicos simples e outros cuidados relacionados com a saúde.
Os clínicos gerais atuam na prevenção e no tratamento de doenças e condições médicas. Eles ajudam os pacientes a entender melhor os fatores de risco para desenvolvimento de doenças, a prevenir a recorrência de doenças e a identificar possíveis sinais de problemas de saúde. Além disso, eles também orientam os pacientes
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: A Quero Bolsa possui páginas de salários médios de profissionais, de acordo com o número de contratações do ano anterior. Confira aqui “Quanto ganha um Médico” e as remunerações médias das demais especializações da Medicina.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados no site Salário.com, a remuneração do clínico geral é de, em média, R$ 8.887,73.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A medicina é uma profissão que exige dedicação e empenho, e a carreira de Clínico Geral não é exceção a esta regra. A seguir, serão descritas algumas etapas necessárias para se tornar um Clínico Geral.
A primeira etapa é a obtenção da graduação. Para isso, é necessário ter concluído com êxito um curso de medicina. É imprescindível que o candidato tenha conhecimento de anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, microbiologia, patologia e outras áreas relacionadas à saúde.
Após a graduação, o próximo passo é obter o diploma de residência médica. Esta residência tem por objetivo capacitar o médico para trabalhar como Clínico Geral. Durante esta fase, o médico deve realizar estágios em hospitais, clínicas, consultórios e outras instituições relacionadas à saúde, para adquirir experiência prática.
Quando a residência estiver concluída, o médico deverá obter a certificação de Clínico Geral para poder exercer a profissão. A certificação é feita por meio de um exame, que é realizado pelo Conselho Regional de Medicina.
Uma vez certificado, o médico deverá atualizar seus conhecimentos sobre as áreas relacionadas à saúde, participar de cursos e se especializar em determinados assuntos. Além disso, é importante que o médico mantenha seu registro no Conselho Regional de Medicina em dia.
Se você gostaria de se profissionalizar como Clínico Geral e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Saúde, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Tornar-se um clínico geral requer a conclusão do curso de Medicina, o que geralmente leva de 5 a 6 anos, dependendo do currículo da universidade. Após a formatura, é necessário que o graduado se regularize para o exercício da profissão.
Embora atue como clínico geral, o profissional pode passar por um período de residência médica, que varia de 2 a 3 anos.
Veja também: A grade curricular do curso superior de Medicina, no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.