Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Clínico geral: tudo sobre a profissão

O primeiro médico que qualquer pessoa procura quando está com problemas

Especialidade é uma das mais seguidas pelos médicos; salários variam bastante conforme a região do país

clínico geral

Sobre a profissão

O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes.

O trabalho dele pode ser entendido como identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. 

Normalmente, é o primeiro médico que qualquer pessoa consulta quando está com algum problema. O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.

Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso. Segundo o levantamento de demografia médica de 2018, do Conselho Federal de Medicina, 11,2% dos médicos brasileiros seguem essa especialidade, apresentando o maior número de profissionais entre os títulos de especialistas no Brasil.

A atuação do clínico geral é uma das mais presentes em todo o Brasil. Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração.

Os locais em que se realizam atendimentos ambulatoriais e de emergência são receptivos ao clínico geral. Esse profissional está presente em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, em atendimento domiciliar e em clínicas particulares, também recebendo clientes de planos de saúde.

Por que ser um Clínico geral?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Clínico geral

    Como se tornar um Clínico geral?

    O primeiro passo para se tornar um clínico geral no Brasil é concluir o curso de graduação em Medicina, que deve ser devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A duração média dessa formação é em torno de seis anos.

    Apesar de ser comum encontrar quem pense que um clínico geral é um médico que não se especializou, a crença está errada. O profissional precisa ter residência em Clínica Médica (também chamada em alguns locais de Medicina Interna) para obter os conhecimentos necessários em seu cotidiano de trabalho. São pelo menos mais dois anos de estudo aprofundado na especialidade. A atuação médica ainda passa por outro crivo: é preciso do devido registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

    O clínico geral que deseja atuar na saúde pública precisa prestar um concurso ou passar por um processo seletivo realizado por prefeituras, governos estaduais e federal ou instituições responsáveis pelas unidades de saúde. Experiência e títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado costumam contar mais pontos e ajudam na classificação nos concursos mais concorridos e com melhores salários.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.