O ginecologista é o médico responsável pela manutenção da saúde das mulheres, principalmente no que se refere ao sistema reprodutivo. Esse profissional especializado, além de tratar doenças, infecções e desequilíbrios no aparelho reprodutivo feminino, deve realizar exames preventivos e orientar a paciente para a manutenção de sua saúde, sobretudo para uma vida sexual saudável. Para cumprir essas funções, o médico ginecologista deve ter qualificação tanto clínica quanto cirúrgica.
Muitas vezes, o ginecologista também exerce a atividade de obstetra, profissional médico que atende mulheres que desejam engravidar, gestantes e pacientes em trabalho de parto.
As consultas, com a indicação de exames e tratamentos, e os atendimentos em hospitais com cirurgias quando necessário fazem parte da rotina de trabalho do ginecologista. Ele também pode acompanhar gravidez como obstetra, com orientações, exames pré-natais e o próprio parto. No Brasil, ocupa o quarto lugar nas especialidades com maior número de títulos de especialistas, de acordo com o estudo com dados de 2018 sobre demografia médica, do Conselho Federal de Medicina. Informação e aumento da procura por acompanhamento da gestação tornam o mercado promissor.
Um ginecologista pode trabalhar no setor público, privado ou do terceiro setor, em hospitais, maternidades, clínicas, centros e postos de saúde, ONGs, universidades e instituições de pesquisa.
O médico ginecologista pode ainda se aprofundar em determinados tópicos de atuação, como os seguintes:
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser um médico ginecologista é preciso ter diploma em curso superior de Medicina reconhecido pelo MEC e estar inscrito no Conselho de Medicina do estado onde atua. Além disso, o médico deve fazer Residência, por um período de três anos, na especialidade, ou cursar uma pós-graduação na área e realizar uma Prova de Título aplicada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.