O dermatologista é o médico especializado no tratamento de doenças que afetam a pele, cabelos, unhas e mucosas. Ele lida com condições como a acne, psoríase, dermatites e câncer de pele, além de realizar procedimentos estéticos.
Entre os distúrbios mais comuns tratados pelo profissional, estão alergias e infecções, incluindo as bacterianas, fúngicas ou virais, identificadas por meio de sinais e manchas na pele dos pacientes. Após diagnosticar o quadro, o profissional prescreve meios de tratamento que amenizam a condição apresentada, seja por meio de medicamentos, cremes ou procedimentos invasivos.
Além do âmbito clínico, o dermatologista está apto a realizar procedimentos que melhoram a aparência e saúde da pele, como peeling químico, laser, preenchimentos faciais e aplicação de toxina botulínica. O profissional também orienta sobre cuidados diários, como proteção solar e hidratação, fundamentais para prevenir o envelhecimento precoce e manter a pele saudável.
Pacientes que apresentam queda de cabelo, alopecia, unhas quebradiças e infecções também recorrem ao profissional, que investiga as causas dessas condições. A abordagem é personalizada para proporcionar resultados eficazes aos pacientes.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
O dermatologista trata doenças da pele, cabelos, unhas e mucosas, como acne, psoríase, dermatite, vitiligo e câncer de pele. Também orienta sobre cuidados diários para manter a saúde da pele, como uso de protetor solar e hidratação.
Sua atuação melhora a qualidade de vida dos pacientes, tratando questões estéticas e problemas clínicos, promovendo bem-estar e prevenindo complicações graves relacionadas à saúde cutânea.
Algumas das principais condições tratadas pelo dermatologista incluem:
O dermatologista atua para diagnosticar, tratar e acompanhar condições que afetam a pele, cabelos, unhas e mucosas. Em sua rotina, o profissional realiza consultas levantando o histórico clínico de cada paciente e realizando uma avaliação detalhada das áreas afetadas.
A partir do diagnóstico, o especialista define o plano de tratamento, que pode incluir medicamentos tópicos ou sistêmicos, procedimentos como biópsias, laser e peeling, ou intervenções estéticas, como preenchimentos faciais e aplicação de toxina botulínica.
Ele lida com uma variedade de condições, desde doenças crônicas, como psoríase e dermatite atópica, até demandas pontuais, como remoção de manchas e tratamento de acne. O profissional também contribui para a prevenção e detecção precoce de doenças, como o câncer de pele, realizando exames periódicos para identificar alterações suspeitas.
O dermatologista pode trabalhar em clínicas e consultórios dermatológicos, onde o realiza consultas, diagnostica doenças, realiza tratamentos estéticos e acompanha os pacientes. Além disso, hospitais também oferecem perspectivas, especialmente para aqueles que lidam com tratamentos de câncer de pele, doenças autoimunes ou condições raras.
Outra possibilidade é a atuação em centros estéticos e spas médicos, onde o médico realiza de procedimentos que melhoram a aparência e a saúde da pele. Esses locais geralmente atendem pacientes interessados em tratamentos como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, laser e peeling químico.
Além disso, o dermatologista pode trabalhar em instituições acadêmicas e de pesquisa, contribuindo para o avanço da ciência na área de dermatologia.
Para se tornar dermatologista, é necessário concluir a graduação em Medicina, que dura em média seis anos, realizar residência médica em Dermatologia, com duração de três anos, e se registrar no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Durante o processo de graduação, os estudantes aprendem os fundamentos da saúde, incluindo disciplinas como anatomia, farmacologia e clínica médica, e realizam estágios práticos em diferentes áreas. Em sequência, durante o período de residência em Dermatologia, o futuro médico adquire conhecimentos em diagnóstico e tratamento de doenças da pele, procedimentos estéticos e manejo de condições capilares e ungueais.
O profissional pode, ainda, optar por uma pós-graduação em Dermatologia. Atualmente, diversas instituições de ensino superior ofertam a especialização na área.
Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.