Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Pediatra: tudo sobre a profissão

 O médico que cuida das crianças

Especialidade é uma das mais seguidas pelos médicos no Brasil; profissional apresenta uma média de idade abaixo de 50 anos

pediatra

Sobre a profissão

O médico que cuida de crianças e adolescentes é chamado de pediatra. Ou seja, pediatra é o profissional de Medicina, especializado na saúde de crianças e que presta assistência a esse público específico em seus mais diversos aspectos, tanto de modo preventivo quanto curativo.

Crianças e adolescentes que apresentarem sintomas de doenças devem se dirigir ao pediatra, uma vez que esse profissional tem a capacidade de compreender as características da infância e adolescência, bem como o seu desenvolvimento e as consequências de doenças nesse público. No aspecto preventivo, o pediatra desenvolve ações como orientação aos pais para garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis aos filhos, como o aleitamento materno e a prevenção de acidentes, além de realizar imunizações e vacinas.

As consultas médicas e os atendimentos em hospitais são as principais atividades de um pediatra. Ele também receita remédios e tratamentos para os pequenos e acompanha o desenvolvimento desde os primeiros dias de vida de uma pessoa. Uma curiosidade sobre a profissão é que a pediatria é a segunda especialidade com maior número de títulos de especialistas no Brasil, de acordo com o levantamento de demografia médica de 2018 do Conselho Federal de Medicina. Além disso, apresenta uma média de idade de 47,9 anos.

Além da especialização médica em Pediatria, o pediatra pode se especializar e atuar em segmentos específicos da Pediatria, como Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Imunologia, Infectologia, Neurologia, Nutrologia, Medicina do Adolescente, entre outros. O pediatra também pode lecionar ou trabalhar com pesquisas em universidades e institutos.

Ele também pode abrir seu próprio consultório médico ou atuar em hospitais públicos ou privados, clínicas, postos de saúde, maternidades, ONGs, orfanatos, creches, laboratórios, institutos, unidades de saúde e órgãos de fiscalização.

Por que ser um Pediatra?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Pediatra

    Como se tornar um Pediatra?

    Como toda especialização médica, para se tornar um pediatra, é necessário diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de residência médica de, no mínimo, dois anos na área ou curso de especialização equivalente a uma pós-graduação em Pediatria. O pediatra também precisa obter o registro de especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde atua. Na especialização, além das disciplinas de saúde específicas ao público formado por crianças e adolescentes, ele também verá conteúdos da área de Pedagogia e Psicologia Infantil.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.