logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Pediatra: tudo sobre a profissão

 O médico que cuida das crianças. Especialidade é uma das mais seguidas pelos médicos no Brasil; profissional apresenta uma média de idade abaixo de 50 anos
pediatra

Sobre a profissão

O médico que cuida de crianças e adolescentes é chamado de pediatra. Ou seja, pediatra é o profissional de Medicina, especializado na saúde de crianças e que presta assistência a esse público específico em seus mais diversos aspectos, tanto de modo preventivo quanto curativo.

Crianças e adolescentes que apresentarem sintomas de doenças devem se dirigir ao pediatra, uma vez que esse profissional tem a capacidade de compreender as características da infância e adolescência, bem como o seu desenvolvimento e as consequências de doenças nesse público. No aspecto preventivo, o pediatra desenvolve ações como orientação aos pais para garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis aos filhos, como o aleitamento materno e a prevenção de acidentes, além de realizar imunizações e vacinas.

As consultas médicas e os atendimentos em hospitais são as principais atividades de um pediatra. Ele também receita remédios e tratamentos para os pequenos e acompanha o desenvolvimento desde os primeiros dias de vida de uma pessoa. Uma curiosidade sobre a profissão é que a pediatria é a segunda especialidade com maior número de títulos de especialistas no Brasil, de acordo com o levantamento de demografia médica de 2018 do Conselho Federal de Medicina. Além disso, apresenta uma média de idade de 47,9 anos.

Além da especialização médica em Pediatria, o pediatra pode se especializar e atuar em segmentos específicos da Pediatria, como Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Imunologia, Infectologia, Neurologia, Nutrologia, Medicina do Adolescente, entre outros. O pediatra também pode lecionar ou trabalhar com pesquisas em universidades e institutos.

Ele também pode abrir seu próprio consultório médico ou atuar em hospitais públicos ou privados, clínicas, postos de saúde, maternidades, ONGs, orfanatos, creches, laboratórios, institutos, unidades de saúde e órgãos de fiscalização.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Pediatra?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Pediatra

    Como se tornar um Pediatra?

    Como toda especialização médica, para se tornar um pediatra, é necessário diploma em curso superior de Medicina aprovado pelo MEC, além de residência médica de, no mínimo, dois anos na área ou curso de especialização equivalente a uma pós-graduação em Pediatria. O pediatra também precisa obter o registro de especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde atua. Na especialização, além das disciplinas de saúde específicas ao público formado por crianças e adolescentes, ele também verá conteúdos da área de Pedagogia e Psicologia Infantil.

    Se você gostaria de se especializar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Pediatria, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.