A pediatria é a especialidade médica que se concentra na saúde integral de crianças e adolescentes, abrangendo orientação, prevenção, diagnóstico e acompanhamento de doenças, inclusive câncer.
Os pediatras podem atuar em diversas áreas, incluindo hospitais, clínicas, consultórios e postos de saúde.
Nos hospitais, os pediatras trabalham em unidades de internação, emergências pediátricas e unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica. Eles estão aptos a diagnosticar e tratar uma ampla variedade de doenças infantis, desde doenças agudas e crônicas até casos mais graves que exigem cuidados intensivos.
Nas clínicas e consultórios, os pediatras realizam consultas de rotina para avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança, diagnosticar e tratar doenças e orientar os pais sobre questões relacionadas à nutrição, segurança e desenvolvimento infantil.
Os pediatras também podem atuar em postos de saúde, fornecendo atendimento de baixa complexidade e orientando os pais sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde infantil.
Além disso, alguns pediatras podem escolher se especializar em áreas específicas, como neonatologia, oncologia pediátrica, alergia e imunologia, cardiologia pediátrica, entre outras. Essas áreas requerem treinamento adicional e conhecimento especializado para lidar com doenças e condições específicas.
Quais doenças o pediatra trata?
O pediatra é um médico especializado no cuidado da saúde de crianças, desde o nascimento até a adolescência. Como tal, eles lidam com uma ampla variedade de doenças e condições que afetam essa faixa etária. Alguns exemplos incluem:
- Infecções Respiratórias: Como resfriados, gripes, bronquiolite, pneumonia e asma.
- Infecções Gastrointestinais: Como gastroenterite, diarreia, constipação e infecções por parasitas.
- Doenças Infecciosas: Tais como otite média, amigdalite, infecções de pele, conjuntivite e infecções do trato urinário.
- Doenças Crônicas: Como diabetes tipo 1, asma, epilepsia e alergias.
- Distúrbios Nutricionais: Como obesidade, desnutrição, distúrbios alimentares e deficiências vitamínicas.
- Problemas de Crescimento e Desenvolvimento: Como baixa estatura, puberdade precoce ou tardia e atrasos no desenvolvimento motor.
- Problemas Psicológicos e Comportamentais: Incluindo ansiedade, depressão, problemas de sono e comportamento.
- Lesões e Acidentes: Como fraturas, cortes, queimaduras e quedas.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa