Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Terapeuta ocupacional: tudo sobre a profissão

Aquele que trata pessoas com problemas cognitivos, afetivos e psicomotores

Longevidade da população tende a aumentar demanda por profissionais que atuem na área

terapeuta ocupacional

Sobre a profissão

O terapeuta ocupacional auxilia na reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psicológicas que as impeçam de viver uma vida normal e realizar tarefas cotidianas. Esse profissional pode atuar com pessoas que tenham problemas cognitivos, afetivos, psicomotores, entre outros, sejam eles oriundos de distúrbios genéticos ou adquiridos após alguma situação traumática ou doença.

O trabalho do terapeuta ocupacional costuma ser iniciado com um paciente novo após indicação médica específica e pode envolver pessoas de todas as faixas etárias.

O terapeuta ocupacional pode trabalhar acompanhando crianças e adultos com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem; pessoas que estejam se reabilitando de acidentes; idosos que estejam enfrentando problemas decorrentes de doenças degenerativas; pessoas com distúrbios psíquicos que necessitem de inclusão social; pessoas em processo de recuperação de vício em drogas; e também jovens e adultos infratores que estejam em processo de reintegração à sociedade.

Ele trabalha com base em atividades lúdicas ou de trabalho para auxiliar a recuperar ou criar o máximo de autonomia e capacidade funcional possíveis em seus pacientes.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do terapeuta ocupacional no Brasil é de R$ 2.598,45.

O terapeuta ocupacional pode encontrar trabalho principalmente em hospitais e ambulatórios. Além disso, pode trabalhar em creches, escolas e instituições de ensino inclusivo, centros e ONGs especializados no tratamento e reabilitação de pessoas, além de casas de repouso, prisões e instituições penais em geral. O profissional também pode trabalhar com atendimento em domicílio.

Por que ser um Terapeuta ocupacional?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Terapeuta ocupacional

    Como se tornar um Terapeuta ocupacional?

    Para se tornar um terapeuta ocupacional, é necessário cursar Terapia Ocupacional e obter registro no Crefito. O ingresso efetivo na área pode ocorrer por meio de estágios durante a faculdade, para obtenção de experiência, e busca de empregos em locais que tenham necessidade desse profissional, nos ramos privado ou público.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.