Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Pediatra neonatologista: tudo sobre a profissão

O responsável por prestar atendimento aos recém-nascidos, avaliando possíveis situações de risco e adotando medidas clínicas. O profissional da área deve ser formado em Medicina e especializado em Pediatria.
pediatra neonatologista

Sobre a profissão

O pediatra neonatologista é o médico especializado no cuidado e tratamento de recém-nascidos. O profissional é responsável pelo atendimento e acompanhamento dos bebês desde o nascimento até os primeiros 28 dias de vida. 


Dentre as principais responsabilidades desse especialista, destacam-se:


  • Atendimento ao recém-nascido, envolvendo a avaliação do estado de saúde, análise de sinais vitais e realização de exames físicos;
  • Tratamento de bebês com complicações médicas, como: distúrbios respiratórios, infecções, problemas cardíacos, malformações congênitas, entre outros;
  • Acompanhamento do desenvolvimento do recém-nascido;
  • Apoio e orientação às famílias.


Leia tambémGuia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.

O pediatra neonatologista proporciona cuidados e análises médicas aos recém-nascidos. Suas principais atividades incluem:


  • Avaliação inicial, verificando vitalidade, realizando exames físicos e investigando possíveis complicações que requerem atenção imediata;
  • Estabilização do bebê, garantindo que as funções vitais do recém-nascido estejam equilibradas e que ele receba os cuidados necessários para sua sobrevivência e bem-estar;
  • Tratamento e cuidados especializados;
  • Acompanhamento do desenvolvimento;
  • Orientação e apoio às famílias.


O profissional desempenha um papel fundamental na saúde e no cuidado dos recém-nascidos, especialmente daqueles com condições médicas complexas.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.


Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa

O pediatra neonatologista pode atuar em ambientes como:


  • Hospitais e maternidades;
  • Consultórios e clínicas;
  • Centros de saúde;
  • Pesquisa e ensino.

Como se tornar um Pediatra neonatologista?

Para se tornar um pediatra neonatologista, é necessário, inicialmente, contar com graduação em Medicina, que tem duração média de seis anos.


Também é necessário realizar uma residência médica em Pediatria, que tem duração de dois a três anos. Durante esse período, o médico recebe treinamento específico em diagnóstico, tratamento e cuidados com crianças e adolescentes.


Após concluir a residência em Pediatria, o médico interessado em se tornar um pediatra neonatologista deve realizar uma especialização em Neonatologia. Essa especialização é oferecida por instituições de ensino e hospitais especializados e proporciona conhecimentos aprofundados sobre o cuidado de recém-nascidos com condições médicas complexas.


O médico também deve dispor de registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que agrupa os profissionais da área médica.

Qual curso fazer para ser Pediatra neonatologista?

Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.