Logo Quero Bolsa

Pediatra neonatologista: tudo sobre a profissão

O responsável por prestar atendimento aos recém-nascidos, avaliando possíveis situações de risco e adotando medidas clínicas

O profissional da área deve ser formado em Medicina e especializado em Pediatria.

Ver bolsas de até 61%
Banner Interar

Por que ser um Pediatra neonatologista?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Pediatra neonatologista?

O pediatra neonatologista é o médico especializado no cuidado e tratamento de recém-nascidos. O profissional é responsável pelo atendimento e acompanhamento dos bebês desde o nascimento até os primeiros 28 dias de vida. 

Dentre as principais responsabilidades desse especialista, destacam-se:

  • Atendimento ao recém-nascido, envolvendo a avaliação do estado de saúde, análise de sinais vitais e realização de exames físicos;
  • Tratamento de bebês com complicações médicas, como: distúrbios respiratórios, infecções, problemas cardíacos, malformações congênitas, entre outros;
  • Acompanhamento do desenvolvimento do recém-nascido;
  • Apoio e orientação às famílias.

Leia tambémGuia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.

Como atua um Pediatra neonatologista?

O pediatra neonatologista proporciona cuidados e análises médicas aos recém-nascidos. Suas principais atividades incluem:

  • Avaliação inicial, verificando vitalidade, realizando exames físicos e investigando possíveis complicações que requerem atenção imediata;
  • Estabilização do bebê, garantindo que as funções vitais do recém-nascido estejam equilibradas e que ele receba os cuidados necessários para sua sobrevivência e bem-estar;
  • Tratamento e cuidados especializados;
  • Acompanhamento do desenvolvimento;
  • Orientação e apoio às famílias.

O profissional desempenha um papel fundamental na saúde e no cuidado dos recém-nascidos, especialmente daqueles com condições médicas complexas.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa

Onde atua um Pediatra neonatologista?

O pediatra neonatologista pode atuar em ambientes como:

  • Hospitais e maternidades;
  • Consultórios e clínicas;
  • Centros de saúde;
  • Pesquisa e ensino.

Oportunidades para se tornar Pediatra neonatologista

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Pediatra neonatologista?

Para se tornar um pediatra neonatologista, é necessário, inicialmente, contar com graduação em Medicina, que tem duração média de seis anos.

Também é necessário realizar uma residência médica em Pediatria, que tem duração de dois a três anos. Durante esse período, o médico recebe treinamento específico em diagnóstico, tratamento e cuidados com crianças e adolescentes.

Após concluir a residência em Pediatria, o médico interessado em se tornar um pediatra neonatologista deve realizar uma especialização em Neonatologia. Essa especialização é oferecida por instituições de ensino e hospitais especializados e proporciona conhecimentos aprofundados sobre o cuidado de recém-nascidos com condições médicas complexas.

O médico também deve dispor de registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que agrupa os profissionais da área médica.

Banner Interar

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?