Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Advogado trabalhista: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com processos judiciais envolvendo empregadores e empregados. Reforma trabalhista gerou demanda maior por esse profissional que defende os direitos e interesses de seus clientes no que se refere às relações de trabalho
advogado trabalhista

Sobre a profissão

O advogado trabalhista atua em processos judiciais que envolvem relações trabalhistas que ocorrem tanto no setor privado quanto no público. Sua função é representar seu cliente, seja ele o empregador ou o empregado.

O advogado trabalhista atua com base no cumprimento das leis trabalhistas, em especial a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Suas áreas de atuação são as que envolvem tudo que se refere à legislação específica: cálculo de rescisão trabalhista, horas extras, férias, acidentes de trabalho, pagamento de comissões, demissões, desvio de função, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, entre outros.

Ele pode atuar prestando consultoria para as políticas institucionais das empresas e instituições, auxiliando a garantia do cumprimento interno dos direitos trabalhistas. Além disso, em caso de questões a serem resolvidas, o advogado trabalhista inicialmente tenta buscar um acordo entre as partes, fora dos tribunais. Caso não haja conciliação, ocorre a abertura do processo junto à Justiça do Trabalho, com base na análise do caso, entrevista de testemunhas e reunião de provas, respeitando os fundamentos e processos jurídicos necessários.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um advogado.

Caso você tenha dúvidas se a profissão de advogado é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

O advogado trabalhista pode trabalhar em escritórios de advocacia especializados no ramo, ou também dentro do setor jurídico de empresas e organizações.

Por que ser um Advogado trabalhista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Advogado trabalhista?

    Após a formação em Direito e a inscrição na OAB, subsequente à aprovação no Exame de Ordem, já é possível atuar como advogado em qualquer região do país. Entretanto, para conseguir se tornar um advogado trabalhista, é importante seguir os estudos para se especializar na área. Há várias possibilidades por meio de pós-graduação, como especialização, mestrado, doutorado, entre outros. O ingresso no mercado de trabalho pode ocorrer ainda durante a graduação em Direito, por meio de estágio supervisionado.

    Se você quer se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Direito, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.