Advogado trabalhista: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com processos judiciais envolvendo empregadores e empregados

Reforma trabalhista gerou demanda maior por esse profissional que defende os direitos e interesses de seus clientes no que se refere às relações de trabalho

advogado trabalhista

Sobre a profissão

O advogado trabalhista atua em processos judiciais que envolvem relações trabalhistas que ocorrem tanto no setor privado quanto no público. Sua função é representar seu cliente, seja ele o empregador ou o empregado.

O advogado trabalhista atua com base no cumprimento das leis trabalhistas, em especial a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Suas áreas de atuação são as que envolvem tudo que se refere à legislação específica: cálculo de rescisão trabalhista, horas extras, férias, acidentes de trabalho, pagamento de comissões, demissões, desvio de função, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, entre outros.

Ele pode atuar prestando consultoria para as políticas institucionais das empresas e instituições, auxiliando a garantia do cumprimento interno dos direitos trabalhistas. Além disso, em caso de questões a serem resolvidas, o advogado trabalhista inicialmente tenta buscar um acordo entre as partes, fora dos tribunais. Caso não haja conciliação, ocorre a abertura do processo junto à Justiça do Trabalho, com base na análise do caso, entrevista de testemunhas e reunião de provas, respeitando os fundamentos e processos jurídicos necessários.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do advogado trabalhista no Brasil é de R$ 5.588,10.

O advogado trabalhista pode trabalhar em escritórios de advocacia especializados no ramo, ou também dentro do setor jurídico de empresas e organizações.

Por que ser um Advogado trabalhista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Advogado trabalhista

    Como se tornar um Advogado trabalhista?

    Após a formação em Direito e a inscrição na OAB, subsequente à aprovação no Exame de Ordem, já é possível atuar como advogado em qualquer região do país. Entretanto, para conseguir se tornar um advogado trabalhista, é importante seguir os estudos para se especializar na área. Há várias possibilidades por meio de pós-graduação, como especialização, mestrado, doutorado, entre outros.

    O ingresso no mercado de trabalho pode ocorrer ainda durante a graduação em Direito, por meio de estágio supervisionado.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.