Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Advogado criminalista: tudo sobre a profissão

O profissional que defende pessoas acusadas de algum crime

Essa é uma das principais áreas do Direito e requer do advogado amplo conhecimento do Código Penal

advogado criminalista

Sobre a profissão

O advogado criminalista defende clientes que estão sendo acusados de algum crime. Esses clientes podem ser culpados ou inocentes, e cabe ao advogado criminalista, independentemente do crime cometido, buscar uma defesa justa e dentro da lei ao acusado. Não se pode confundir o réu com o advogado e julgar o profissional como um criminoso, visto que todas as pessoas contam com direito de defesa amplo. É papel do advogado lutar para que a lei seja cumprida na medida certa.

Ciente de seu papel para a correta aplicação da justiça, o advogado criminalista estuda as leis, prepara sua argumentação, entrevista e prepara seu cliente para os depoimentos, reúne contraprovas, faz pedidos de liberdade, progressão de pena e entra com recursos, caso seja necessária uma revisão da condenação imposta ao réu.

A rotina de trabalho do advogado criminalista costuma ser bastante norteada à reunião de provas e preparação de argumentos a favor do seu cliente, com base nas leis. Além de fazerem visitas a clientes na prisão e comparecerem a fóruns para audiências e protocolamento de pedidos, esses profissionais lidam com diversas histórias de crimes, que podem apresentar muitas reviravoltas.

O advogado criminalista, na maioria das vezes, atende em um escritório particular, onde recebe clientes e casos para atuação. Ao preparar seus casos, ele deve se desloca aos fóruns ou espaços semelhantes para protocolar seus pedidos ou participar de audiências e julgamentos.

O profissional também tem direito de visitar seu cliente na prisão, para que possa ouvi-lo e passar informações referentes ao processo criminal.

Há também advogados criminalistas atuando na defensoria pública. Eles não podem se negar atender os casos que são enviados a eles. Cabe ao defensor público agir com ética e lisura, independentemente do crime que tenha sido cometido pelo acusado.

Advogado criminalista

Como se tornar um Advogado criminalista?

Para se tornar um advogado criminalista, é necessário realizar um curso superior em uma faculdade de Direito devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso tem duração média de cinco anos. Ao cursar Direito, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão, mas se ele quer seguir a área da criminalística, é importante realizar um estágio com profissionais focados no tema e assim se aproximar da realidade da atuação.

Após sua formação, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros.

A primeira fase da OAB é uma prova objetiva. A segunda fase conta com questões abertas e é necessário elaborar uma peça prático-profissional. O exame é conhecido por sua rigorosidade, portanto, o estudante que deseja se tornar um advogado criminalista necessita de muito estudo.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.