Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estimar sua nota do Enem

por Giovana Murça em 13/11/19 4,2 mil visualizações

Os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem corrigir suas provas com o gabarito oficial. Entretanto, a nota do Enem, diferente de outros vestibulares, não é baseada apenas na quantidade de erros e acertos do candidato. O Enem utiliza o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), que mede os conhecimentos do aluno com base em uma coerência pedagógica.

Leia: Nota do Enem: como funciona a TRI

Nesse sistema, candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem ter suas notas finais bem diferentes. Isso porque a prova é dividida entre questões fáceis, médias e difíceis e quanto maior o coerência entre os acertos, maior a nota do candidato.

como estimar nota enem
(Foto: Wilson Dias/ABr)

Um estudante que acertou mais questões de níveis fácil e médio terá um nota final maior do que um outro candidato que tenha acertado várias questões difíceis mas tenha errado as consideradas fáceis, pois o sistema entende que não há coerência nessa prova e que, provavelmente, o candidato tenha chutado.

A nota da redação do Enem vai de 0 a 1000 e não é avaliada pelo TRI. A correção da redação atende a cinco competências que valem 200 pontos cada.

Veja mais: Como é corrigida a redação do Enem?

Régua de acertos médios

Para se estabelecer um padrão coerente entre o desempenho dos participantes, foi desenvolvido para o Enem uma régua baseada na média de acertos dos candidatos do Enem de 2009.

Nessa régua, a nota varia de 0 a 1000, sendo 500 a média do desempenho dos participantes de 2009. A régua organiza as questões por grau de dificuldade: as mais fáceis ficam abaixo da média (200, 300, 400), as médias ficam por volta de 500 e as mais difíceis acima da média (600, 700, 800).

Todas as questões que compõem o banco de itens do Enem passam por um pré-teste para avaliar o grau de dificuldade da questão e onde ela se encontra na régua. 

Nota final

Os candidatos irão receber sua nota em cada área e a nota da Redação, que vai de 0 a 1000, somente em janeiro de 2020. Para diminuir a ansiedade dos participantes, a consultoria Evolucional desenvolveu a ferramenta Radar do Enem. Na ferramenta, os participantes podem estimar sua nota TRI antes da divulgação do Inep

Veja também: Como calcular a nota do Enem?

A análise da ferramenta leva em consideração o desempenho real de alunos em edições anteriores do Enem, com dados do Inep. “A Evolucional acessou milhões de notas e as relacionou ao número de acertos, considerando três níveis de coerência pedagógica (o fator que indica o quanto as respostas do candidato se devem ao acaso ou ao efetivo domínio dos temas)”, explica Vinícius Freaza, diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional.

como estimar nota enem
Plataforma do Radar do Enem

Para simular a nota TRI, o candidato deve acessar o Radar do Enem e inserir o número de acertos e seu grau de coerência pedagógica, ou seja, se ele foi assertivo em suas respostas ou teve que “chutar” muitas questões.

Simulação da nota

Como a nota final da candidato com o sistema TRI não depende do número de acertos mas da coerência pedagógica, a nota pode variar muito. Veja essas simulações baseadas nos dados do Radar do Enem de 2017. O mesmo número de acertos (20, 30 ou 40, por exemplo) pode resultar numa nota diferente conforme o nível de coerência pedagógica.

Linguagens e Códigos

como estimar nota enem
Fonte: Radar do Enem

Ciências Humanas e suas tecnologias

como estimar nota enem
Fonte: Radar do Enem

Matemática

Em Matemática, os candidatos podem garantir um nota maior mesmo com poucos acertos. Isso porque a média dos participantes de 2009, que definiu a régua do TRI, foi baixa.

como estimar nota enem
Fonte: Radar do Enem

Ciências da Natureza e suas tecnologias

como estimar nota enem
Fonte: Radar do Enem

Simulador de notas de corte do Enem

Com a previsão da sua nota em mãos, veja também como simular sua nota para entrar na faculdade pelo Fies, Prouni ou Sisu, de acordo com a nota de corte de cada faculdade.

Simulador de notas de corte Enem

Veja também: Notas de corte Sisu
 Notas de corte Prouni
Notas de corte Fies

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54