Como é corrigida a redação do Enem?
As redações passam por duas correções que obedecem a cinco competências avaliativas
Atualizado em 31/05/2021
Depois da maratona de dois dias de provas, os participantes esperam ansiosos a divulgação do resultado e nota da redação. Mas, os resultados demoram alguns meses. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, têm milhões de redações para corrigir.
Você sabe como é feita a correção de todas essas redações? Neste post, entenda como é a logística de correção e saiba quais os critérios avaliados em cada texto.
Leia mais: Calendário do Enem 2021
+ Vai ter Enem em 2021? Veja as últimas atualizações
Seleção de avaliadores
O processo de correção é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), integrante do consórcio aplicador do Enem, sob a supervisão do Inep. Em 2019, mais de 5 mil avaliadores foram selecionados após um processo seletivo.
Os avaliadores devem ter diploma em Letras, não ter grau de parentesco com participantes, entre outros pré-requisitos. No processo de seleção, eles passam duas etapas eliminatórias e realizam um curso de capacitação.
Como é feita a correção?
As correções são feitas numa plataforma online, na qual o avaliador recebe os textos sem identificação. Cada avaliador recebe até 200 avaliações por dia e deve avaliar mais de 150 textos a cada três dias.
Todas as redações são corrigidas por dois avaliadores que desconhecem a nota atribuída pelo outro. A nota final é a média aritmética das duas notas.
Em caso de divergência de 80 pontos em uma das competências ou maior que 100 pontos no total, a redação é avaliada por um terceiro corretor. Se a redação continuar com notas muito diferentes, ela será avaliada por uma banca presencial de três professores. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem.
Quais os critérios de avaliação?
As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências avaliativas pré-definidas e divulgadas na Cartilha do Participante. Cada competência vale de 0 a 200 pontos, totalizando a nota máxima de 1000 pontos, atingida por poucas dezenas de participantes.
Veja quais são os critérios avaliativos do Inep:
Competência |
Pontuação |
1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. | 200 |
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. | 200 |
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 200 |
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 200 |
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. | 200 |
Segundo a Cartilha do Participante, as redações que cometerem um dos seguintes deslizes terão a nota da redação zerada ou anulada:
- Texto com até 7 linhas;
- Fuga total ao tema ou com parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
- Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
- Assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
- Texto predominante ou integralmente em língua estrangeira;
- Apresente letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes;
- Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Leia também: Redação do Enem: proposta de intervenção é competência com mais notas zero
+ Em quais competências os estudantes mais erram na redação do Enem?
Participantes surdos ou com deficiência auditiva e disléxicos terão seus textos avaliados de forma personalizada, levando em conta a língua portuguesa como segunda língua e as questões linguísticas específicas relacionadas à dislexia.
Divulgação das notas
Em geral, os resultados das notas por área e da redação serão divulgados pelo Inep em janeiro, pela página do participante. Os resultados de candidatos treineiros e espelhos de redação costumam ser divulgados em março, 60 dias após a divulgação oficial.
O Inep não abre possibilidade de recurso para revisão ou contestação da nota da redação, mesmo em caso de notas zero. O espelho de redação é disponibilizado somente para fins pedagógicos.
Leia mais: 8 temas de redação que podem cair no Enem 2021
+ 3 técnicas para garantir uma redação nota mil no Enem
Guia de Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Confira dicas valiosas para você arrasar na redação no Guia sobre a Redação do Enem. Para baixar o e-book, é só clicar abaixo: