logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação do Enem: proposta de intervenção é competência com mais notas zero

por Mathias Sallit em 31/10/19 860 visualizações

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre um dos principais desafios enfrentados pelos alunos que realizam a prova. E, na hora de fazer o texto, a maior dificuldade dos candidatos é apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado pelo tema da redação.

No Enem 2018, 10,4% dos alunos que não tiveram sua redação zerada tiraram nota zero na competência 5. Nela, os estudantes devem elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos para o problema colocado no enunciado. Essas propostas são avaliadas com nota entre zero e 200.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018, mais de 420 mil candidatos que não tiraram zero na redação tiveram a nota zero na competência que cobra a proposta de intervenção. Na prova do último ano, o tema tratado foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

Leia também:
+ 8 temas de redação que podem cair no Enem 2019
+ 13 citações para usar em qualquer tema de redação
+ 6 coisas que você não pode se esquecer de fazer na Redação do Enem

De acordo com os números, a taxa de estudantes que zeraram nas outras quatro competências somadas é inferior a 0,1%. Veja as competências avaliadas na redação do Enem:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada item é avaliado entre zero e 200, a soma da nota de cada competência gera a nota final da redação, que pode chegar a mil pontos. Em média, a nota da proposta de intervenção é a menor entre os alunos: 73,5 pontos, 36,7% da nota máxima possível, que é 200.

Saiba mais:
Em quais competências os estudantes mais erram na redação do Enem?
+ 10 modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

Média geral por competência (de 0 a 200) no Enem 2018:

Competências

Média

% da nota máxima

Competência 1 125,1 62,5%
Competência 2 104,4 52,2%
Competência 3 99,7 49,8%
Competência 4 120,2 60,1%
Competência 5 73,5 36,7%

Somando as notas acima, a nota média geral dos candidatos na redação de 2018 foi 522,9.

Ao todo, Os dois principais problemas que fizeram os estudantes tirarem zero na redação foram deixar a prova "Em Branco" ou por "Fuga ao tema". Segundo o Inep, 45.600 pessoas deixaram a redação em brando e 31.714 candidatos fugiram ao tema apresentado e zeraram a redação.

Dicas para uma boa proposta de intervenção na redação

Os estudantes devem se atentar a alguns detalhes na hora de elaborar uma proposta de intervenção na redação do Enem. De acordo com o professor de Redação Felipe Leal*, do Sistema Anglo de Ensino, é importante planejar e organizar os argumentos para montar uma boa intervenção.

Saiba como fazer uma boa proposta de intervenção no Enem

Segundo ele, o aluno deve detalhar as propostas, respondendo algumas perguntas: quem, o quê, como e para quê. "Isso mostra a viabilidade das propostas, bem como transmite maior segurança sobre as ideias apresentadas", explica.

Além disso, o professor dá a dica de fugir do senso comum e, caso seja possível, apresentar duas ou três propostas. "Pelo menos uma delas pode ser mais criativa, por exemplo que não parta só do Estado, e sim de atores sociais diversificados, como empresas, famílias e indivíduos", conta.

redação do enem proposta de intervenção
Professores dão a dica para alunos fazerem uma boa proposta de intervenção na redação do Enem 2019

"É necessário ter precisão, associação da proposta de intervenção ao problema trabalhado no texto", conta o professor de redação do Colégio e Curso pH, Thiago Braga*.

"Tem que ter essa relação e uma proposta específica, que tenha uma ação, um agente responsável por essa ação, um meio ou um modo de como ela será feita, e um efeito, o que ela vai gerar, quais os impactos. Esses pontos são fundamentais para que o aluno consiga a nota máxima na competência", complementa Thiago.

Lembre-se: é necessário respeitar os direitos humanos na proposta de intervenção. Ideias agressivas devem ser evitadas na redação. "Devem ficar de fora ideias que não estejam relacionadas ao problema apresentado no tema e ideias que não sejam condizentes com a realidade social em que vivemos", recomenda o professor do pH.

Veja como respeitar os direitos humanos na proposta de intervenção da redação do Enem

Guia Completo sobre a Redação do Enem

A Revista Quero preparou um Guia completo sobre a Redação do Enem para te ajudar a realizar um bom texto e tirar a sonhada nota mil na redação. Baixe o e-book no botão abaixo, prepare-se para o Enem e faça uma prova!

Guia sobre a Redação do Enem

Clique no botão laranja acima para baixar o e-book, prepare-se para o Enem e faça uma prova! Boa sorte!

*Entrevista concedida para Giovana Murça, da Revista Quero.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54