Engenharia de Mobilidade na Centro Universitário Facens
- Bolsas a partir de R$ 33,78

Como é o curso de Engenharia de Mobilidade na Centro Universitário Facens?
O curso de Engenharia de Mobilidade forma profissionais capazes de lidar com as necessidades atuais de transporte de pessoas e materiais de forma harmônica, estratégica e efetiva.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: até 4 semestres
Como é a faculdade Centro Universitário Facens
Resumo da faculdade
- mais de 3.000 alunos matriculados
- mais de 140 docentes
- 20 cursos de graduação e 181 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
Referência em inovação, a Facens apresenta ótimas notas nos indicadores de qualidade do ensino superior analisados pelo MEC: nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) e nota 5 no Conceito Institucional (CI) e no Conceito Institucional EaD (CI-EaD).
Além disso, ela é reconhecida por oferecer um ensino focado em empreendedorismo, parcerias internacionais com instituições de renome da Ásia, América e Europa e comprometimento com ações de sustentabilidade.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdo básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem algumas das seguintes áreas: Matemática, Física, Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química, Economia e Humanidades.
Outros 15% da carga horária de Engenharia de Mobilidade são ocupados com conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.
Algumas das áreas com disciplinas oferecidas especificamente para o aluno de Engenharia de Mobilidade são:
Mobilidade Urbana. Sustentabilidade e Licenciamento;
Engenharia de Transportes e Sistemas (Portos, Hidroviários, Aeroportos, Metroviários, etc.);
Operação e Manutenção em Sistemas de Transportes.
É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.
Veja também: Quanto ganha um engenheiro de mobilidade? Confira o salário e carreira na área de Engenharia de Mobilidade no site da Quero Bolsa.
O curso de Engenharia de Mobilidade forma profissionais capazes de lidar com as necessidades atuais de transporte de pessoas e materiais de forma harmônica, estratégica e efetiva.
O aluno graduado neste curso pode desenhar projetos que visem o maior alcance possível na eficiência das operações das redes de transporte. Ele se importa com os impactos econômicos, de qualidade de vida e de melhoria para as cidades e sociedades.
O engenheiro de mobilidade trabalha com uma visão humanística, que se integra ao local em que planeja, projeta e executa seus empreendimentos. É um profissional moderno e antenado com uma das maiores questões atuais na engenharia e no planejamento de cidades.