Segurança do Trabalho na Múltipla Escolha Centro Educacional

  • Técnico
  • 2 semestres
  • 33 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 69,91
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Segurança do Trabalho na Múltipla Escolha Centro Educacional?

Segurança do Trabalho é a área que busca minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro por meio da implementação de medidas preventivas, treinamentos e conformidade com as normas regulamentadoras.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 3 anos

O que você vai aprender?

  • Engenharia, Sociedade E Sustentabilidade

  • Fenômenos Físicos

  • Matemática Instrumental

  • Pensamento Computacional

Ver toda a grade curricular

Como é a faculdade Múltipla Escolha Centro Educacional

Resumo da faculdade

  • 72 cursos de graduação e 75 de pós-graduação
  • 14 unidades

Dúvidas mais frequentes

Possuímos uma metodologia diferenciada, conteúdo totalmente online, mas com aproximação do aluno e tutor através de nossos canais de suporte (chat, grupos e demais canais). Inclusive estamos inovando trazendo uma nova metodologia com aulas AO VIVO, o que aproxima o aluno do professor.

A Segurança do Trabalho estuda a legislação aplicada, primeiros socorros, gestão ambiental, fundamentos de segurança, ergonomia, higiene do trabalho e gerência de risco, entre outras áreas. Esses conhecimentos capacitam o técnico de segurança do trabalho a executar suas tarefas eficazmente, visando a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente de trabalho seguro.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Segurança do Trabalho se encaixa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente.

A duração mínima do curso é de 1.200 horas, concluídas em um ano e meio ou dois. Algumas das disciplinas estudadas são:

  • Higiene no Trabalho;

  • Ergonomia;

  • Educação para segurança no Trabalho;

  • Saúde e Medicina do Trabalho;

  • Direito do Trabalho;

  • Conservação Ambiental.

Já o curso tecnológico de Segurança do Trabalho, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, tem duração mínima de 2.400 horas, com conclusão em três anos, em média.

O programa prepara o profissional para implantar, gerenciar e controlar sistemas de segurança laboral, fiscalizar e avaliar condições de trabalho, coordenar equipes em atividades preventivas, além de realizar vistorias e emitir laudos técnicos.

O campo de atuação para o profissional formado no tecnólogo em Segurança do Trabalho inclui empresas de diversos setores, órgãos públicos, institutos de pesquisa e instituições de ensino.

A instituição de ensino que oferece o curso tecnológico deve oferecer uma biblioteca com conteúdo específico e atualizado, e laboratórios de informática, de ergonomia e acústica, de prevenção e combate a incêndio, de segurança do trabalho e de suporte básico à vida.

Segurança do Trabalho é a área que busca minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro por meio da implementação de medidas preventivas, treinamentos e conformidade com as normas regulamentadoras.

O curso de Segurança do Trabalho é uma formação destinada a profissionais que desejam atuar com a prevenção de acidentes e promoção da saúde no ambiente ocupacional. Com ênfase na legislação vigente e nas normas regulamentadoras, essa formação abrange tópicos voltados à segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre os riscos presentes nos diferentes setores industriais e comerciais, identificando medidas preventivas e corretivas para evitar incidentes. Aspectos como ergonomia, higiene ocupacional, proteção contra incêndios e primeiros socorros são abordados de maneira abrangente, visando criar ambientes de trabalho mais seguros.

Além disso, os participantes desenvolvem habilidades para elaborar e implementar programas de prevenção, realizar análises de riscos, inspecionar ambientes laborais e orientar colaboradores. A regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a legislação trabalhista brasileira também são enfatizados, garantindo que os profissionais estejam em conformidade com as exigências legais.

O mercado de trabalho para os especialistas em Segurança do Trabalho é amplo e abrange diversos setores, como indústria, construção civil, saúde, entre outros. As empresas têm reconhecido cada vez mais a importância de investir na prevenção de acidentes e na promoção da saúde ocupacional, tornando os profissionais dessa área essenciais para a gestão da segurança e qualidade de vida no trabalho.

Veja bolsas de estudo para o curso de Segurança do Trabalho

Veja também: Se você tem interesse em cursar Engenharia de Segurança do Trabalho, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unyleya.

Quanto tempo dura o curso de Segurança do Trabalho?

O curso de Segurança do Trabalho possui duração média de um a dois anos. A extensão varia de acordo com a modalidade e nível de ensino, já que o curso é disponibilizado em nível técnico e de graduação tecnológica. A formação busca equipar os alunos com conhecimentos e habilidades necessárias para implementar e gerenciar programas de segurança em ambientes de trabalho.

Qual é a importância da Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho é vital para criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, elevando o desempenho dos trabalhadores e, consequentemente, os resultados do negócio. Ela não apenas aumenta a produtividade e fortalece a imagem da empresa, mas também reduz o presenteísmo e o absenteísmo, além de prevenir doenças e acidentes ocupacionais, garantindo o bem-estar dos colaboradores.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade