Celulose e Papel no Senai (Sistema Fiep)
- Técnico
- Bolsas a partir de R$ 274,50
Boa
(1)
Como é o curso de Celulose e Papel no Senai (Sistema Fiep)?
O curso técnico de Celulose e Papel tem o objetivo de formar profissionais habilitados para atuar nos processos que envolvem a transformação das matérias primas em produtos finais relacionados ao setor do papel e celulose. Nesse sentido, o aluno desenvolverá as técnicas e competências necessárias para exercer as atribuições profissionais em indústrias e meios de produção.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade Senai (Sistema Fiep)
Avaliação dos Alunos
Boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- 2 cursos de graduação e 34 de pós-graduação
- 41 unidades
Dúvidas mais frequentes
O SENAI do Paraná oferece uma vasta gama de cursos profissionalizantes e superiores, destacando-se pela qualidade e relevância de suas formações. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão opções tanto presenciais quanto a distância (EaD), como Técnico em Administração, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, e Celulose e Papel. Além dos cursos técnicos, o SENAI PR oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado, proporcionando um percurso educacional completo e alinhado às necessidades do mercado industrial.
O curso de Celulose e Papel é ofertado em grau técnico e tecnólogo, possuindo diferenças pontuais em relação a metodologia, disciplinas e duração, variando de acordo com o nível optado pelo estudante. Como exemplo, a formação de nível tecnólogo é reconhecida como superior, permitindo a realização de uma pós-graduação em áreas correlatas. Já o ensino técnico pode ser realizado, entre outras possibilidades, conjuntamente ao ensino médio, não possuindo o reconhecimento de nível superior.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Celulose e Papel possui duração mínima de 2.400 horas. Entretanto, vale ressaltar que o período de formação varia de acordo com a instituição e nível de ensino. Em grau tecnólogo, o curso pode contar com durações que variam entre 2 a 3 anos. Já em nível técnico, o aluno poderá completar sua formação em um período mais curto, o que inclui as possibilidades de 2 a 3 meses.
Além disso, ainda de acordo com o Catálogo Nacional, a instituição de ensino que possua ofertas para o curso de Celulose e Papel, deve contar com uma infraestrutura mínima para a realização das aulas teóricas e práticas, o que inclui:
- Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado;
- Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso;
- Laboratório de física;
- Laboratório de papel celulose;
- Laboratório de química.
O curso técnico de Celulose e Papel tem o objetivo de formar profissionais habilitados para atuar nos processos que envolvem a transformação das matérias primas em produtos finais relacionados ao setor do papel e celulose. Nesse sentido, o aluno desenvolverá as técnicas e competências necessárias para exercer as atribuições profissionais em indústrias e meios de produção.
Além disso, é importante ressaltar a alta demanda presente em território nacional por profissionais qualificados no setor, afinal, o país ocupa uma posição de destaque na produção do papel e celulose. De acordo com os dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o Brasil é o segundo maior produtor de celulose no mundo, e o oitavo maior produtor de papel. As estatísticas apresentas fazem referência à produção nacional no ano de 2018.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação (MEC), o curso de Celulose e Papel deve disponibilizar conteúdos que auxiliem o estudante na formulação das competências e habilidades ligadas ao:
Controle e avaliação da qualidade da matéria prima e dos produtos acabados;
Planejamento, execução, controle, avaliação e gerenciamento do manuseio de madeira, dos processos de cozimento e branqueamento.
Planejamento, execução, controle, supervisionamento e avaliação dos processos de secagem e corte na produção de papel;
Elaboração de pesquisas e desenvolvimento de processos e produtos;
Planejamento, gerenciamento e realização do tratamento, controle e destinação de resíduos poluentes;
Gerenciamento e otimização dos custos, qualidade do processo, viabilidade e sustentabilidade;
Vistoriamento, avaliação e emissão do parecer técnico em sua área de formação.