Criminologia na Uniminas
- Pós-graduação
- 32 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 56,10

Como é o curso de Criminologia na Uniminas?
Criminologia é o estudo científico do crime, focando em suas causas, prevenção e impacto na sociedade.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Forenses
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Direitos Humanos E Cidadania
Fundamentos Da Antropologia
Introdução Ao Estudo De Direito
Métodos Quantitativos
Como é a faculdade Uniminas
Resumo da faculdade
- 7 cursos de graduação e 2.874 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
Os cursos da Uniminas contam com certificados emitidos pela Iseed Faved, instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006. Eles também têm valores mais acessíveis, o apoio de tutores e o suporte de materiais didáticos atualizados.
Conforme foi mencionado, o curso de Criminologia é voltado ao estudo do crime, do criminoso e das formas de controle social.
Por isso, na faculdade de Criminologia, o estudante desenvolve uma visão crítica sobre a criminalidade e seus contextos sociais, culturais e psicológicos.
A formação combina teoria e análise prática. Há disciplinas que exploram desde fundamentos do Direito Penal até sociologia, psicologia e métodos de investigação.
O curso de Criminologia aprofunda temas como:
- Comportamento desviante e violência urbana;
- Políticas públicas de segurança e prevenção ao crime;
- Sistema prisional e direitos humanos.
Durante a graduação, o aluno aprende a identificar padrões criminais, interpretar dados e propor soluções para problemas ligados à segurança pública e justiça criminal.
Além das aulas teóricas, a faculdade de Criminologia pode incluir estudos de caso, análises de jurisprudência e debates interdisciplinares.
A presença de professores com experiência prática é comum em muitas instituições.
Quantos anos dura a faculdade de Criminologia?
O curso de Criminologia é oferecido como bacharelado. Com base nisso, a duração média é de três anos, com carga horária distribuída entre disciplinas obrigatórias, optativas e estágio supervisionado.
Em algumas instituições, a faculdade de Criminologia pode incluir Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último ano.
Também é possível encontrar variações conforme a modalidade: presencial, semipresencial ou a distância.
O estágio em Criminologia, apesar de não ser obrigatório em todas as faculdades, é recomendado para aprofundar a vivência profissional e abrir portas no mercado de trabalho.
Criminologia é o estudo científico do crime, focando em suas causas, prevenção e impacto na sociedade.
Como um campo multidisciplinar, ela investiga o comportamento criminoso, o perfil dos infratores, e o papel das vítimas.
É a área de Criminologia que auxilia na formulação de estratégias eficazes para a redução da criminalidade e a promoção da justiça social, explorando fatores individuais, sociais e ambientais que contribuem para o comportamento criminoso.
Dentre as frentes de estudo, o campo examina questões como pobreza, desigualdade, educação, saúde mental, vícios, estrutura familiar e influências culturais.
Quais são as quatro vertentes da Criminologia?
Nesse contexto, as quatro vertentes modernas da Criminologia se referem aos quatro focos principais de estudo que definem o campo atual da ciência criminológica:
Crime: é o fenômeno central, como fato social e jurídico, investigando suas causas, tipos, frequência, impactos e representações culturais.
Criminoso: é o sujeito que comete o crime, estudando seu perfil, os fatores biopsicossociais que influenciam o comportamento, além de aspectos como reincidência e ressocialização.
Vítima: a vitimologia é uma área cada vez mais valorizada. Aqui, é investigado quem é a vítima, como ela é afetada, os fatores de vulnerabilidade e seu papel no processo criminal.
Controle social: analisa os mecanismos formais e informais usados pela sociedade para prevenir, punir ou controlar o crime. Nesse caso, inclui o estudo do sistema de justiça criminal, das instituições de segurança pública e das normas sociais.
Essas vertentes ajudam a estruturar o curso de Criminologia e orientam a formação de profissionais que atuam com políticas públicas, segurança, justiça e direitos humanos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.