Sistemas Biomédicos na UniSociesc
- 31 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 56,25
Como é o curso de Sistemas Biomédicos na UniSociesc?
Sistemas Biomédicos é a área que aplica princípios de tecnologia para desenvolver equipamentos e soluções voltadas para a saúde. Isso inclui dispositivos médicos, próteses, sistemas de diagnóstico e monitoramento, além de softwares que auxiliam no tratamento e na análise de dados clínicos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Biológicas
Duração: 3 anos
O que você vai aprender?
Anatomia Humana Básica
Formação Sociocultural
Sustentabilidade E Responsabilidade Social
Microbiologia Geral E Biossegurança
Como é a faculdade UniSociesc
Resumo da faculdade
- mais de 10.000 alunos matriculados
- mais de 560 docentes
- 98 cursos de graduação e 593 de pós-graduação
- 41 unidades
Dúvidas mais frequentes
Uma das maiores instituições educacionais do Sul do Brasil, a UniSociesc atua na região há 60 anos em vários níveis de ensino: Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação lato e stricto sensu.
Em dezembro de 2018, recebeu nota 4 (numa escala de 1 a 5) no principal indicador nacional de qualidade do ensino superior, o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).
O curso de Sistemas Biomédicos é uma graduação tecnológica, com duração estimada de três anos e carga horária mínima de 2400 horas. Ele é oferecido tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD) e dedica 1400 horas para atividades laboratoriais.
A modalidade presencial reserva, aos alunos, a conciliação de aulas teóricas e práticas diretamente nas instalações da instituição. Por outro lado, o EaD agrupa o conteúdo teórico em plataformas online, reservando itinerários pontuais para atividades práticas e estágio supervisionado, quando exigido.
Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, os ensinamentos propostos pela formação são desenvolvidos em laboratórios de eletrônica, instrumentação biomédica e análise de equipamentos médico-assistenciais. A união de aplicações habilitam o profissional a:
Planejar o comissionamento e o descomissionamento de equipamentos médico assistenciais, assim como sua incorporação e sua obsolescência;
Instalar, operacionalizar e capacitar profissionais da saúde a operar equipamentos médico-assistenciais;
Gerenciar, supervisionar e coordenar procedimentos de manutenções corretivas, preventivas e preditivas em equipamentos médico-assistenciais;
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de formação, propiciando o bom funcionamento dos sistemas e equipamentos biomédicos.
Sistemas Biomédicos é a área que aplica princípios de tecnologia para desenvolver equipamentos e soluções voltadas para a saúde. Isso inclui dispositivos médicos, próteses, sistemas de diagnóstico e monitoramento, além de softwares que auxiliam no tratamento e na análise de dados clínicos.
O curso de Sistemas Biomédicos treina especialistas em equipamentos médico-assistenciais. Durante o percurso acadêmico, os participantes são qualificados para incorporar tecnologias em hospitais, clínicas e laboratórios, além de supervisionar o funcionamento, manutenção e substituição de equipamentos biomédicos.
A formação adota disciplinas técnicas, como eletrônica, instrumentação biomédica, física, mecânica, eletropneumática e medidas elétricas. Além disso, há ênfase em atividades práticas, realizadas em laboratórios para a análise, manutenção e operação de equipamentos médico-hospitalares.
A pesquisa e o desenvolvimento também detém um espaço reservado na grade curricular, por meio de projetos práticos que exploram novas fronteiras da tecnologia biomédica. Isso pode incluir a inovação em áreas como a nanotecnologia aplicada à medicina, a implementação de inteligência artificial em diagnósticos médicos e a criação de dispositivos médicos acessíveis.
Os profissionais formados em Sistemas Biomédicos podem atuar em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias de equipamentos médico-hospitalares, além de centros de pesquisa e instituições de ensino.