Cibersegurança na Ampli
- Graduação
- 61 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 70,00
Como é o curso de Cibersegurança na Ampli?
Cibersegurança é o conjunto de práticas e tecnologias aplicadas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques cibernéticos, acessos não autorizados, danos ou roubo de informações. Ela lida com a implementação de softwares de proteção, como antivírus e firewalls, políticas de segurança e conscientização de usuários sobre os riscos no ambiente online.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências exatas e informática
Duração: Entre 4 e 5 semestres
O que você vai aprender?
Administração De Sistemas Operacionais
Algoritmos E Programação Estruturada
Arquitetura De Redes
Arquitetura De Segurança
Como é a faculdade Ampli
Resumo da faculdade
- 73 cursos de graduação e 280 de pós-graduação
- 441 unidades
Dúvidas mais frequentes
O Ampli EaD disponibiliza cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas como, por exemplo, Alimentos e Bebidas, Artes e Design, Comunicação, Marketing e Artes, Direito, Educação, Finanças, Gestão e Indústria, Gestão e Negócios, Inovação e Negócios, Marketing e Comunicação, Matemática e Tecnologia, Saúde, Setor Público e Tecnologia.
Os cursos de graduação possuem tempo de formação entre 1 ano e meio e 3 anos, enquanto os cursos de pós-graduação apresentam formação acadêmica com duração entre 5 meses e 9 meses.
O curso de Cibersegurança é desenvolvido em nível tecnológico, aderindo a um modelo de ensino aplicado, que prepara os alunos para enfrentar os desafios da proteção de dados e infraestrutura digital. Ao decorrer do percurso formativo, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades que envolvem o estudo de conceitos técnicos, como segurança de redes, criptografia, análise de vulnerabilidades, auditoria de sistemas e perícia digital.
A prática é um componente central, com o uso intensivo de laboratórios de redes de computadores e de informática, equipados com ferramentas e softwares específicos para simular cenários reais de cibersegurança. Com base nas aplicações propostas, os estudantes aprendem a projetar, monitorar e implementar sistemas de segurança, além de realizar auditorias e investigações sobre incidentes de segurança.
A formação pode ser conduzida de forma presencial ou EaD, flexibilizando o ensino para a aplicação de atividades práticas nas dependências das instituições, ou por meio de transmissões virtuais.
Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Cibersegurança deve preparar o profissional a:
Disseminar os conceitos e as ferramentas relacionadas à Segurança Cibernética.
Projetar sistemas e mecanismos de proteção para a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação das organizações;
Analisar as alternativas e as soluções relacionadas à implementação e o monitoramento da Segurança Cibernética da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação;
Auditar a segurança da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação das organizações;
Analisar evidências digitais e investigar incidentes de segurança que permitam o levantamento de informações relevantes para mitigação de vulnerabilidades nos sistemas ou nos ativos da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação das organizações.
Cibersegurança é o conjunto de práticas e tecnologias aplicadas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques cibernéticos, acessos não autorizados, danos ou roubo de informações. Ela lida com a implementação de softwares de proteção, como antivírus e firewalls, políticas de segurança e conscientização de usuários sobre os riscos no ambiente online.
O curso de Cibersegurança, também denominado de Segurança Cibernética, forma especialistas em segurança digital, capazes de projetar e implementar medidas protetivas que garantem a integridade digital de empresas e organizações. Durante o programa, os estudantes aprendem sobre segurança de redes, criptografia, auditoria de sistemas e análise de vulnerabilidades. Também são apresentados a tópicos de engenharia de software, perícia digital e legislações relacionadas à proteção de dados.
O programa é desenvolvido ao decorrer de 2000 horas, com duração estimada de dois anos e meio, variando conforme o plano de curso da instituição. Ele possui suporte para modalidades presencial ou a distância (EaD), com extensão prática e estágio supervisionado opcional.
Após formado, o egresso de segurança cibernética pode atuar em empresas de tecnologia, consultorias, órgãos públicos, centros de pesquisa e em qualquer organização que necessite proteger sua infraestrutura digital e garantir a segurança de suas informações.