Gestão Financeira na FADERGS
- Graduação
- 24 meses
- 33 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 102,06
Regular
(1)
Como é o curso de Gestão Financeira na FADERGS?
Gestão Financeira refere-se ao processo de planejamento, controle e administração dos recursos contábeis de uma organização. Envolve atividades como elaboração de orçamentos, análise de custos, investimentos, gestão de fluxo de caixa e avaliação de riscos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Sociologia Geral
Administração Financeira
Mercado Financeiro E De Capitais
Análise De Risco E Crédito
Como é a faculdade FADERGS
Avaliação dos Alunos
Regular
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 7.000 alunos matriculados
- mais de 120 docentes
- 65 cursos de graduação e 858 de pós-graduação
- 87 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FADERGS tem como proposta oferecer uma metodologia de ensino que forme alunos capazes de ter boas oportunidades de emprego, além de desenvolver competências para aqueles que querem ter seus próprios negócios.
O curso de Gestão Financeira é disponibilizado em grau tecnológico, com uma carga horária mínima de 1.600 horas e uma duração estimada de dois anos, conforme estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Seu objetivo é formar profissionais capazes de administrar recursos financeiros, elaborar relatórios analíticos, construir orçamentos e avaliar fontes de financiamento e investimentos para empresas.
A formação pode ser desenvolvida em modalidades presencial e a distância (EaD), com 600 horas obrigatórias de atividades aplicadas, desenvolvidas em laboratórios de informática. Durante o período, os estudantes desenvolvem competências em contabilidade geral, análise de viabilidade econômico-financeira, custos empresariais, além de adquirir conhecimento sobre o sistema financeiro nacional e o mercado de capitais.
Os profissionais formados podem atuar em diversos setores. Também é possível dar prosseguimento aos estudos por meio de programas de pós-graduação, conforme as diretrizes do MEC.
Gestão Financeira refere-se ao processo de planejamento, controle e administração dos recursos contábeis de uma organização. Envolve atividades como elaboração de orçamentos, análise de custos, investimentos, gestão de fluxo de caixa e avaliação de riscos.
A faculdade de Gestão Financeira treina gestores para planejar, gerenciar e controlar os recursos financeiros de empresas. Por meio do programa, os alunos habilitam-se para elaborar orçamentos, analisar investimentos, administrar o fluxo de caixa e tomar decisões estratégicas que garantam a estabilidade financeira e o crescimento sustentável da organização.
Os estudantes desenvolvem, ao decorrer do curso, disciplinas embasadas em fundamentos contábeis e matemáticos, além de tópicos avançados de análise de investimentos, planejamento financeiro estratégico e gestão de riscos. A interdisciplinaridade também é enfatizada, integrando elementos de administração, economia e matemática financeira.
Uma vez formados, os profissionais estão preparados para atuar em departamentos financeiros de empresas privadas e públicas, instituições bancárias, corretoras, consultorias financeiras e empresas de investimentos.
Quantos anos dura a faculdade de Gestão Financeira?
A faculdade de Gestão Financeira tem uma duração média de 2 anos, distribuídos em 4 semestres. O programa é projetado para formar profissionais capazes de gerenciar as finanças de organizações, abordando planejamento financeiro, análise de investimentos e controle de custos.
Quais são as diferenças entre Gestão Financeira e Administração?
A principal diferença entre Gestão Financeira e Administração está na disposição das atividades. A Gestão Financeira concentra-se especificamente na administração de recursos financeiros, como planejamento de orçamentos, controle de custos, investimentos e fluxo de caixa, visando a saúde financeira da empresa. Administração, por outro lado, adota uma visão integral, envolvendo a gestão de diferentes áreas, como recursos humanos, marketing, operações e finanças, buscando a operação eficaz de toda a organização.