Engenharia Mecatrônica na FSG
- Graduação
- 10 semestres
- 93 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 309,59
Como é o curso de Engenharia Mecatrônica na FSG?
A engenharia mecatrônica é uma área que combina princípios de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, de controle e de computação. Seu objetivo é projetar e desenvolver sistemas e produtos que integram esses diferentes campos, como robôs, sistemas automatizados, equipamentos industriais e dispositivos inteligentes.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: em média, 5 anos
O que você vai aprender?
Algoritmos E Programação
Química Aplicada
Expressão Gráfica
Tópicos De Cálculo
Como é a faculdade FSG
Resumo da faculdade
- mais de 10.000 alunos matriculados
- mais de 260 docentes
- 92 cursos de graduação e 34 de pós-graduação
- 43 unidades no estado de Rio Grande do Sul
Dúvidas mais frequentes
A FSG possui 14 acordos com instituições de ensino estrangeiras, o que proporciona a estudantes e professores a troca de conhecimentos e pesquisas, além de intercâmbios. As ações para apoiar a empregabilidade dos alunos também representam outro ponto forte e já renderam à FSG o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio.
A Engenharia Mecatrônica é a área da engenharia que combina elementos de mecânica, eletrônica, computação, robótica e controle para criar sistemas integrados.
A formação estuda a integração de mecânica e eletrônica para desenvolver dispositivos inovadores aplicáveis em vários setores, com ênfase na indústria.
Engenheiros mecatrônicos desenvolvem sistemas que podem ter funções mecânicas, elétricas, computacionais e de controle. Estes sistemas podem ser usados em muitas áreas, como robótica, automação, fabricação, transporte, aeroespacial, eletrônica, saúde e energia.
Para o desenvolvimento das competências listadas, Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Mecatrônica deve incluir as seguintes matérias, entre outras:
Introdução à Engenharia Mecatrônica;
Química Geral e Experimental;
Introdução à programação para Engenharias;
Dinâmica aplicada às Máquinas;
Humanidades e Ciências Sociais;
Introdução à Organização de Computadores;
Engenharia de Softwares;
Eletrônica de Potência;
Projeto de Sistemas Mecatrônicos.
Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Mecatrônica?
A graduação é um curso de bacharelado com duração média de cinco anos, durante o qual os futuros engenheiros são capacitados para trabalhar com a manipulação de robôs industriais, programação de equipamentos e construção e operação de aparelhos cirúrgicos.
O curso de Engenharia Mecatrônica EaD oferece uma formação integrada em mecânica, eletrônica e sistemas de controle, adaptada ao formato online. Por meio de uma plataforma digital, os alunos acessam materiais didáticos, videoaulas e realizam atividades e avaliações online.
Quais são as melhores faculdades de Engenharia Mecatrônica do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Engenharia Mecatrônica do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Engenharia Mecatrônica? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
A engenharia mecatrônica é uma área que combina princípios de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, de controle e de computação. Seu objetivo é projetar e desenvolver sistemas e produtos que integram esses diferentes campos, como robôs, sistemas automatizados, equipamentos industriais e dispositivos inteligentes.
O curso de engenharia mecatrônica geralmente tem uma duração de cinco anos e abrange uma formação sólida em matemática, física e ciências da computação, além de disciplinas específicas das áreas mecânica, elétrica e de controle.
Os alunos aprendem sobre robótica, automação, sistemas embarcados e design de produtos, com uma ênfase em projetos práticos e desenvolvimento de habilidades técnicas.
As atividades incluem laboratórios, estágios e projetos integradores, preparando os estudantes para trabalhar em equipes multidisciplinares e resolver problemas complexos na indústria.
A formação também costuma incluir conhecimentos em programação e modelagem, essenciais para a criação de sistemas mecatrônicos eficientes.