Engenharia Sanitária na UNYLEYA
- 9 meses
- Bolsas a partir de R$ 148,64
Como é o curso de Engenharia Sanitária na UNYLEYA?
O curso de Engenharia Sanitária, também chamado de Engenharia Ambiental e Sanitária, forma profissionais capazes de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua magnitude, duração, reversibilidade e natureza.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: até 2 semestres
Como é a faculdade UNYLEYA
Resumo da faculdade
- mais de 9.000 alunos matriculados
- mais de 60 docentes
- 23 cursos de graduação e 2.059 de pós-graduação
- 94 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Unyleya oferece uma metodologia exclusiva de educação 100% digital, com uma plataforma online de última geração que garante a melhor experiência EaD. No Portal do Aluno Unyleya, o estudante pode realizar a renovação da matrícula, emissão de boletos, consultar notas e disciplinas do curso.
Além disso, o aluno da Unyleya conta com uma série de vantagens: Programa Indique e Ganhe, Portal do Egresso, Centro de Carreiras, UnyVantagens , licença gratuita do Office365 e descontos em cursos de Inglês.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Sanitária segue as normas gerais do curso de Engenharia.
Todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em sua grade curricular um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade.
O núcleo de conteúdos básicos, que corresponde a cerca de 30% da carga horária mínima do curso, contém as seguintes disciplinas:
Metodologia Científica e Tecnológica;
Comunicação e Expressão;
Informática;
Expressão Gráfica;
Matemática;
Física;
Fenômenos de Transporte;
Mecânica dos Sólidos;
Eletricidade Aplicada;
Química;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Administração;
Economia;
Ciências do Ambiente;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.
Para as disciplinas de Física, Química e Informática são obrigatórias as atividades de laboratório.
O núcleo de conteúdos profissionalizantes corresponde a cerca de 15% da carga horária mínima do curso e deve ser definido pela instituição de ensino, de acordo com as indicações das diretrizes do MEC.
Já o núcleo de conteúdos específicos é formado por extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo anterior, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar a modalidade específica. Estes conteúdos devem ser propostos exclusivamente pela instituição de ensino.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Engenharia Sanitária considerando, além das disciplinas do núcleo de conteúdos básicos, as seguintes disciplinas profissionalizantes e específicas:
Mecânica Aplicada;
Geociências e Recursos Naturais;
Geoprocessamento;
Geologia;
Hidrologia Aplicada;
Topografia e Geodésia;
Gestão Ambiental;
Gestão Econômica;
Gestão de Tecnologia;
Legislação Profissional;
Segurança do Trabalho;
Hidráulica;
Biologia e Microbiologia Sanitária;
Bioquímica;
Química Orgânica;
Saneamento Básico e Ambiental;
Mecânica dos Solos;
Sistemas Estruturais;
Climatologia;
Direito e Legislação Ambiental;
Controle da Poluição Ambiental
O curso de Engenharia Sanitária, também chamado de Engenharia Ambiental e Sanitária, forma profissionais capazes de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua magnitude, duração, reversibilidade e natureza.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para avaliar, prevenir e controlar a poluição e degradação do solo, ar e água. Para isso, o curso tem ampla formação nas áreas de Meio Ambiente, Hidráulica, Hidrologia e de recursos hídricos.
A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são fundamentais para o estudante de Engenharia Sanitária.
No mercado de trabalho, o engenheiro sanitarista atua em órgãos ambientais governamentais, empresas ligadas ao saneamento, consultorias, setores de meio ambiente de indústrias, ONGs e laboratórios de pesquisa.
O profissional de Engenharia Sanitária pode trabalhar em projetos de obras sanitárias (água, esgoto e resíduos sólidos) e em sistemas de irrigação, drenagem, saneamento e bombeamento, além de desenvolver estudos de impactos ambientais.