Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Corretor de seguros: tudo sobre a profissão

Quem vende seguros e oferece suporte técnico aos clientes. Ramos de saúde, residência e automóveis são as principais áreas de atuação buscadas pelos corretores de seguros
corretor de seguros

Sobre a profissão

O corretor de seguros é o profissional intermediário entre uma seguradora e seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. Caso o cliente precise acionar o seguro, o corretor de seguros é chamado para mediar o contato e facilitar as ações necessárias e o cumprimento das cláusulas previstas no contrato de aquisição.


Além disso, o corretor de seguros deve analisar riscos e verificar possibilidades de prejuízos, indicar as apólices mais adequadas; assessorar o cliente, ajudá-lo a escolher a seguradora com melhor atendimento técnico e econômico-financeiro e orientá-lo sobre as cláusulas contratuais e condições de renovação.


O corretor de seguros assume a posição de especialista informado sobre os produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras. Ao analisar as necessidades específicas de cada cliente, ele trabalha para encontrar as soluções que melhor se encaixam, considerando fatores como exposição a riscos, estilo de vida e objetivos financeiros.


Para o desempenho efetivo de carreira, o corretor deve manter-se atualizado sobre as mudanças no mercado de seguros. Isso inclui estar ciente das novas políticas, regulamentações e tendências emergentes que podem afetar a cobertura ou os preços. Essa atualização constante permite ao corretor oferecer conselhos relevantes e personalizados, garantindo que o cliente tenha informações precisas para tomar decisões informadas.

Em sua rotina, o corretor de seguros marca, inicialmente, uma conversa com o cliente, que relata qual produto está precisando. Podem ser planos de saúde, seguro para carros, seguro de vida, entre outros. Depois disso, o profissional faz as cotações de seguros, esclarece os termos legais das apólices, apoia o cliente no preenchimento de formulários e assessora enquanto durar o contrato.


Em suma, as atividades do profissional podem ser enumeradas como:


  • Identificação das necessidades do cliente: O corretor começa por entender as necessidades e preocupações do cliente.
  • Avaliação do risco: Com base nas informações fornecidas, o corretor avalia os riscos envolvidos e identifica as coberturas mais adequadas para mitigar esses riscos.
  • Pesquisa e comparação: O corretor pesquisa diferentes seguradoras e suas ofertas para encontrar as opções que melhor se encaixam nas necessidades do cliente.
  • Apresentação de opções: O corretor apresenta ao cliente as opções de seguro mais relevantes. Ele explica as diferenças entre as apólices, esclarece os detalhes e ajuda o cliente a tomar uma decisão informada.
  • Personalização da cobertura: Com base nas escolhas do cliente, o corretor ajusta a cobertura para atender às suas necessidades específicas. Isso pode envolver a inclusão ou exclusão de cláusulas específicas.
  • Negociação com seguradoras: O corretor negocia, em nome do cliente, com as seguradoras para obter as melhores condições possíveis.
  • Emissão da apólice: Depois que o cliente decide sobre uma apólice, o corretor inicia o processo de emissão. Isso envolve preencher os formulários necessários e garantir que todas as informações estejam corretas.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Um corretor de seguros pode atuar tanto como funcionário de uma seguradora quanto como autônomo e consultor. O corretor de seguros também pode trabalhar oferecendo produtos como alarmes monitorados, plano de saúde para pets, aluguel de imóveis, seguro para carros, consórcio, previdência, segurança ocupacional, seguro de vida, entre outros. As principais áreas de atuação desse profissional estão nos ramos de saúde, residência, automóveis, previdência e seguro de vida.


Veja também: Quanto ganha um Técnico de Seguros? Confira na página de salários da Quero Bolsa!

Por que ser um Corretor de seguros?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Corretor de seguros?

    Para se tornar um corretor de seguros, é necessário obter a certificação da Escola de Negócios e Seguros (ENS). Para isso, o profissional passa por uma etapa de formação, na qual adquire os conhecimentos e técnicas para o correto desempenho de suas funções.

    Após a formação educacional, o profissional deve inscrever-se no Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado (IBRACOR), realizando o pagamento da taxa demandada. Em seguida, o especialista já regularizado deve optar pelo tipo de seguro a ser ofertado, as possibilidades englobam: seguro de vida, de automóveis, de fiança, residencial, de viagem, de acidentes, entre outros.

    Além disso, firmar parceria com as melhores seguradoras é vantajoso ao profissional, tendo em vista a oferta dos melhores preços e condições aos clientes.

    Apesar da não obrigatoriedade de um curso superior, se você gostaria de se profissionalizar como Corretor de Seguros e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Gestão de Seguros, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    O que precisa para ser corretor de seguros? 

    Em resumo, os requisitos envolvem:

    • Contar com o ensino médio completo e ser maior de 18 anos;
    • Certificação da ENS;
    • Inscrição no IBRACOR;
    • Comunicação assertiva.

    Qual curso fazer para ser Corretor de seguros?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.