Enfermagem do Trabalho na Anhanguera
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 14,00
Boa
(1)
Como é o curso de Enfermagem do Trabalho na Anhanguera?
A Enfermagem do Trabalho é a área da saúde aplicada ao atendimento em ambientes profissionais. O campo lida com as condições iniciais de saúde dos trabalhadores e o encaminhamento para tratamentos adequados, estimulando e incentivando a atenção à saúde no ambiente de trabalho.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Duração: Em geral, até 2 anos
O que você vai aprender?
Ambulatório De Saúde Ocupacional
Técnicas Para Avaliação Da Saúde Do Trabalhador
Organização Dos Serviços De Segurança E Saúde Do Trabalho
Noções Básicas De Enfermagem Do Trabalho
Como é a faculdade Anhanguera
Avaliação dos Alunos
Boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 99 cursos de graduação e 688 de pós-graduação
- 2593 unidades
Dúvidas mais frequentes
Um dos principais diferenciais da Anhanguera é seu Sistema de Ensino, que contribui para a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, utilizando metodologias que envolvem a resolução de casos reais e o desenvolvimento de competências valorizadas. O sistema visa tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, estimulando os alunos a aplicarem o conhecimento em situações práticas desde o início do curso.
Outro destaque é a Avaliação Continuada, processo que acompanha o desempenho do estudante ao longo do semestre, valorizando o esforço em cada etapa do curso. Além disso, a Anhanguera oferece Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para o mercado de trabalho atual.
A instituição possui, ainda, parcerias e convênios com empresas, permitindo que estudantes e seus dependentes tenham acesso a descontos em cursos de graduação e pós-graduação.
O curso de Enfermagem do Trabalho é disponibilizado em nível de pós-graduação, sendo destinado aos profissionais já graduados em Enfermagem. O profissional poderá, após a conclusão do curso, prestar serviços de saúde em ambientes ocupacionais, como empresas e indústrias.
A formação pode ser realizada nas modalidades presencial e a distância. No modelo presencial, o estudante desenvolverá contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, tendo acesso aos laboratórios específicos do curso, além de ações complementares da faculdade, universidade ou centro universitário. Já no EaD, o aluno realizará seus estudos de forma 100% online, contando com o apoio de videoaulas e materiais disponibilizados de forma digital.
Além das características já listadas, o estágio pode estar presente na formação como forma de auxiliar o estudante no desenvolvimento das competências profissionais.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, cerca de 400 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Enfermagem do Trabalho. Dentre as principais alternativas, destacam-se:
Caso você tenha dúvidas se Enfermagem do Trabalho é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Enfermagem da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A Enfermagem do Trabalho é a área da saúde aplicada ao atendimento em ambientes profissionais. O campo lida com as condições iniciais de saúde dos trabalhadores e o encaminhamento para tratamentos adequados, estimulando e incentivando a atenção à saúde no ambiente de trabalho.
O curso de Enfermagem do Trabalho é uma especialização voltada para profissionais da saúde que desejam atuar no setor ocupacional, promovendo ações de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores em contextos corporativos e industriais. A formação combina uma metodologia que integra tanto a teoria quanto a prática, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão assertiva sobre os desafios e as soluções na área da saúde do trabalho.
As disciplinas do curso abrangem temáticas específicas referentes à atuação do enfermeiro do trabalho, englobando desde aspectos legislativos até ergonômicos e de primeiros socorros. Embora os conteúdos variem de acordo com a instituição de ensino, é comum a presença de disciplinas como:
- Legislação Trabalhista e Previdenciária: aborda os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas;
- Gestão em Saúde do Trabalho: foca na administração eficiente dos serviços de saúde ocupacional;
- Epidemiologia Ocupacional: traça padrões de doenças no ambiente de trabalho;
- Toxicologia: analisa substâncias que podem causar danos à saúde;
- Ergonomia: voltada para a criação de ambientes de trabalho que respeitam a fisiologia humana;
- Primeiros Socorros: apresenta ações de primeiros socorros;
- Gerenciamento de Riscos: preveni e gerencia possíveis acidentes ou doenças ocupacionais.
Além disso, o curso dá ênfase aos aspectos psicossociais do trabalho e à saúde mental no ambiente corporativo, considerando a importância do bem-estar psicológico no desempenho e na saúde dos trabalhadores.
O curso é uma pós-graduação lato sensu disponibilizada nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD). Para tornar-se um profissional dessa área, é necessário, antes de tudo, cursar uma graduação em Enfermagem e possuir registro no Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
A especialização em Enfermagem do Trabalho tem a carga horária total de 360 horas, mas os estudantes podem encontrar opções de cursos com a formação mais curta, entre seis meses e um ano, ou cursos mais longos, entre um ano e superando os dois anos para conclusão.
O curso de Enfermagem do Trabalho também pode ser ofertado como especialização técnica. Nesse caso, ele é destinado aos técnicos em enfermagem que desejam se aprofundar em temáticas ocupacionais. A especialização técnica em Enfermagem do Trabalho possui duração média de 360 horas e pode ser realizada nas modalidades presencial e EaD.