Viticultura e Enologia na FACEMINAS
- Bolsas a partir de R$ 49,98
Como é o curso de Viticultura e Enologia na FACEMINAS?
A produção do vinho, e seus derivados, resulta de um árduo processo que tem início no plantio da matéria-prima, a uva. Os esforços empreendidos ao decorrer da fabricação também são importantes para garantir a qualidade do produto final que é oferecido aos consumidores, tendo em vista uma série de fatores químicos e microbiológicos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Administração e Negócios
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade FACEMINAS
Resumo da faculdade
- 2.731 cursos de pós-graduação
Dúvidas mais frequentes
O curso de Viticultura e Enologia é comumente ofertado em nível técnico e tecnólogo. Por esse motivo, o aluno pode completar sua formação na área em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo.
Segundo o CNCT, a carga horária para o curso, em nível técnico, é de, em média, 1.200 horas. Já a formação em grau tecnólogo possui duração de 6 semestres, totalizando dois anos. Vale ressaltar, porém, que o estudante deve optar pelo nível de ensino que atenda às suas expectativas, afinal, existem diferenças significativas entre os eixos tecnológicos.
Em grau técnico, o aluno pode realizar seus estudos de forma concomitante e integrada (conjuntamente ao ensino médio), ou subsequente (após a conclusão do ensino médio). Já o ensino tecnólogo, por se tratar de uma formação de nível superior, é destinado exclusivamente aos alunos que já concluíram o ensino médio.
Para a realização do curso, o aluno pode optar pela modalidade presencial ou a distância. No modelo presencial, o estudante desenvolve seus estudos com o auxílio das estruturas da instituição de ensino. Já no EaD, as aulas são disponibilizadas de forma 100% online.
Ao concluir o curso, em nível técnico, o aluno pode, ainda, ingressar em uma especialização técnica. Entre as alternativas, o CNCT lista:
Especialização técnica em avaliação sensorial de vinhos;
Especialização técnica em análises laboratoriais em enologia;
Especialização técnica em enogastronomia;
Especialização técnica em sommelier.
Já em nível tecnólogo, o estudante pode optar, após a conclusão do curso, pela pós-graduação. Entre as alternativas, é possível listar a especialização em Viticultura e Enologia.
A produção do vinho, e seus derivados, resulta de um árduo processo que tem início no plantio da matéria-prima, a uva. Os esforços empreendidos ao decorrer da fabricação também são importantes para garantir a qualidade do produto final que é oferecido aos consumidores, tendo em vista uma série de fatores químicos e microbiológicos.
Em suma, produzir o vinho não é uma tarefa simples. A presença de um profissional apto para gerenciar os processos e garantir um produto de qualidade é indispensável. Tal profissional deve contar com os conhecimentos referentes ao plantio, fabricação e gestão de vinhedos, princípios que podem ser adquiridos por meio da formação tecnológica em Viticultura e Enologia.
O curso de Viticultura e Enologia apresenta os fundamentos da produção do vinho e seus derivados, abrangendo as técnicas de plantio, colheita, processamento, análises laboratoriais, saboreamento e aromatização do produto. Tendo em vista tais competências, o profissional, após formado, atuará nas diferentes fases da fabricação dos derivados da uva.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), do Ministério da Educação (MEC), ao completar a sua formação, o estudante estará apto para:
Desenvolver e controlar os processos de cultivo da uva, selecionar variedades de uvas para elaboração de vinho e seus derivados.
Realizar ensaios físicos e análises químicas, sensoriais e microbiológicas;
Prestar assistência técnica na aplicação de produtos e serviços;
Controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados;
Utilizar boas práticas de fabricação, rotulagem e identifica embalagem adequada;
Promover o tratamento adequado de resíduos e efluentes;
Operar equipamentos e efetuar o controle de qualidade;
Utilizar técnicas mercadológicas de produtos e insumos;
Planejar e executar o processo de trabalho;
Controlar estoques;
Realizar a aquisição e manutenção de equipamentos.