Gestão de Segurança Pública na Centro Universitário Internacional Signorelli
- Graduação
- Bolsas a partir de R$ 51,30
Boa
(1)
Como é o curso de Gestão de Segurança Pública na Centro Universitário Internacional Signorelli?
- O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública da Faculdade Internacional Signorelli - FISIG, foi traçado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs e respeitando a realidade das diversas regiões do país.
- Os objetivos concebidos buscam coerência por meio da análise e valorização dos seguintes aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Sendo assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública tem por objetivo geral formar profissional com clareza de seu papel social, com capacidade dentro de um mercado cada vez mais competitivo e especializado, aprofundando os estudos na área da Gestão de Segurança Pública, discutindo aspectos relacionados às Ciências Humanas e Sociais.
- A área de Segurança Pública é um serviço essencial para a manutenção da boa convivência da sociedade por meio do estabelecimento de programas e ações de administração de conflitos sociais, combate ao crime e repressão da violência e, por isso, o mercado de trabalho se mostra aquecido para este profissional.
- De acordo com as DCNs, o caráter tecnicista deu lugar à formação de um profissional com conhecimento técnico-científico, permeado de atividades de caráter humanístico, ético e com formação multidisciplinar. As aplicações da tecnologia em segurança pública têm se expandido nas décadas mais recentes e tem uma longa história de intercâmbio com as ciências Humanas e Sociais. Nesse sentido, as novas abordagens implicam saberes e competências diversas e visam preparar o estudante, futuro profissional, para assumir a formação de Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública para o estudo da Segurança Pública nas esferas municipal, estadual e federal; seus atributos, sua relação com a humanidade; suas dimensões com princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade nas mudanças que o contexto atual demanda.
- Acredita-se, portanto, que a publicação das DCNs foi um marco histórico como orientação para melhorias e transformações na formação do Tecnólogo com uma formação breve em nível superior, para preparar profissionais para a carreira com diferentes campos de atuação. A partir dessas premissas, estão descritos, a seguir, o objetivo geral e os específicos, que norteiam a formação do Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública.
Perfil do Egresso
As atividades profissionais que serão desempenhadas pelo egresso em Gestão de Segurança Pública envolvem: compreender as questões científicas, técnicas e sociais atinentes à segurança pública, planejando e gerindo ações e equipes; promover a cidadania e os direitos humanos, como condições elementares para a reintegração social e a redução das taxas de criminalidade; interagir com a sociedade por meio da produção de informações sobre a segurança pública e a reintegração social dos egressos das prisões; diagnosticar fatores de risco e pontos fracos na segurança pública do Estado; gerenciar processos de forma adequada para a realidade da segurança pública do Estado; gerir recursos humanos, administrativos e financeiros de uma organização ou unidade operacional de segurança pública; preparar relatórios, memorandos, ofícios e informativos sobre as ações realizadas na gestão de uma organização ou unidade operacional de segurança pública; participar da elaboração, planejamento, implantação e avaliação dos resultados das políticas públicas e controle da criminalidade; identificar novas demandas na área de segurança pública, a partir dos conteúdos e práticas estudados e apreendidos.
Um outro aspecto importante é a valorização da formação continuada, com seus referenciais coerentes com a proposta educacional inovadora. O egresso precisa entender que a busca do conhecimento é um processo que deve acompanhá-lo permanentemente e que não se restringe apenas a uma etapa da sua vida.
Nesse aspecto, a FISIG vem cumprindo o seu papel, oferecendo oportunidades diversificadas e permanentes, mediante a oferta de cursos de atualização.
A concepção das estruturas curriculares do curso está articulada com os pressupostos teórico metodológicos do Projeto Pedagógico e com os objetivos institucionais, a fim de que se possa atingir o perfil esperado do egresso.
A partir dessa perspectiva, a cada semestre cumprido, o perfil do egresso vai sendo delineado, mediante a utilização da metodologia de ensino proposta, das visitas técnicas, das atividades complementares, da participação dos estudantes em eventos, dos projetos de extensão, das atividades de iniciação científica, da monitoria e de outras atividades a critério do colegiado do Curso.
A formação do Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública é inovadora e será atuante no país, na medida em que pretende integrar a visão sistêmica do processo de controle da criminalidade, o planejamento, a execução e o controle dos processos inerentes ao sistema de segurança pública e defesa social.
O egresso formado em Gestão de Segurança Pública tem a possibilidade de atuar como gestor, consultor de segurança, segurança comunitário, na captação e gestão de recursos para programas e na elaboração de políticas preventivas e de repressão contra violência, além da área de pesquisa.
O campo de trabalho é vasto, especialmente em regiões onde o serviço público é mais presente. É fácil encontrar esse profissional na administração direta e indireta em autarquias, agências reguladoras e estatais. Pode atuar no governo federal, estadual e municipal, mas também é possível atuar em entidades do terceiro setor e mesmo em instituições privadas, já que esse Tecnólogo é, antes de tudo, um gestor de segurança.
Deve ser, portanto, um profissional competente, com consciência ética, cooperativo, empreendedor, inovador, preocupado com a qualidade dos serviços prestados, regidos pelos princípios, concepções, conteúdos e critérios oriundos dos conhecimentos da segurança pública, conhecimentos específicos e interdisciplinares, buscando gerar soluções empreendedoras e criativas nas questões atuais, para o desenvolvimento dos indivíduos, da sociedade, do compromisso com o desenvolvimento local, regional e nacional.
Campo de trabalho
O curso de Segurança Pública é recomendado para quem quer atuar na Polícia (Militar, Civil ou Rodoviária Federal), Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, em penitenciárias (como agentes prisionais), ministérios e secretarias.
Confira as matérias do curso de Gestão de Segurança Pública na Signorelli:
Introdução à Administração
Gestão de Pessoas
Administração Pública
Políticas Públicas
Gestão de Risco e Desastres em Defesa Civil
Matemática
Cálculos Financeiros
Segurança Pública
Fundamentos de Investigação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Contabilidade Geral
Métodos e Formas Consensuais de Solução de Conflitos
Auditoria no Setor Público
Comportamento Humano
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Expressão Oral e Escrita
Redação: Prática Textual
Ética Profissional
Relações Étnico-raciais
Empreendedorismo
LIBRAS
Direitos Humanos e Cidadania
Responsabilidade Socioambiental
TCC
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade Centro Universitário Internacional Signorelli
Avaliação dos Alunos
Boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 1.560 alunos matriculados
- mais de 30 docentes
- 33 cursos de graduação e 325 de pós-graduação
- 24 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Faculdade Internacional Signorelli possui parcerias com diversas instituições de ensino estrangeiras. Isto cria oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica para alunos e professores.
A instituição também mantém disciplinas de língua estrangeira e empreendedorismo na matriz curricular de todos os cursos de graduação.
O curso de Gestão de Segurança Pública tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar em órgãos de segurança pública. Ele aborda temas como direito, planejamento, criminologia, gestão de recursos materiais, relações humanas, gestão de tecnologia, gestão de informação, entre outros.
O curso de Gestão de Segurança Pública é destinado aos estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as princípios e técnicas de segurança pública e gestão de emergências. O curso aborda temas como administração de projetos de segurança pública, planejamento estratégico, gestão de crises e desastres, gestão de informações, avaliação de riscos, gerenciamento de conflitos, direitos humanos e prevenção de violência.
Durante o curso, os alunos desenvolvem habilidades e competências para implementar soluções de segurança em um contexto organizacional. Os estudantes também aprendem sobre a importância da comunicação efetiva, a gestão de recursos e as melhores práticas de segurança pública. Ao final do curso, os alunos devem ser capazes de reconhecer e gerenciar os riscos e ameaças à segurança, desenvolver e implementar planos de guarnição eficazes e promover o diálogo entre as partes interessadas.