Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Arquivologia na Fenômeno da Educação

  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Arquivologia na Fenômeno da Educação?

A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: até 7 semestres

Como é a faculdade Fenômeno da Educação

Resumo da faculdade

  • 7 cursos de graduação e 3.053 de pós-graduação
  • 1 unidade no estado de Minas Gerais

Dúvidas mais frequentes

Os certificados dos cursos da Fenômeno da Educação são emitidos pela Iseed Faved, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006.

Seus alunos também contam com uma plataforma de ensino de fácil acesso, a ajuda de tutores e material didático atualizado constantemente.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquivologia conta com 2.400 horas de carga mínima, cumpridas em quatro anos, em média.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia todos os cursos com base nos conteúdos gerais e nas seguintes disciplinas específicas aplicadas nas graduações:

  • Fundamentos teóricos da Arquivologia;

  • Políticas de arquivo;

  • Gestão documental;

  • Organização e tratamento de documentos;

  • Tecnologias aplicadas aos arquivos;

  • Preservação e conservação de acervos;

  • Administração de instituições e serviços arquivísticos;

  • Memória e patrimônio;

  • Metodologia da pesquisa.

Apesar do estágio não ser obrigatório, as instituições de ensino são livres para cobrar sua realização pelos alunos. A média de horas realizadas é entre 210 e 300 horas. Muitas também exigem a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC).

O curso de Arquivologia também é ofertado em nível de pós-graduação. Nesse caso, a formação possui o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais no gerenciamento, conservação e organização de documentos e arquivos. Para isso, são abordados temas contemporâneos, como a gestão de documentos digitais, tecnologias emergentes e estratégias de preservação em ambientes eletrônicos.

A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.

O curso de Arquivologia forma profissionais capazes de trabalhar com arquivos e, assim, planejar e implementar a identificação, organização, preservação e acesso de documentos.

Durante a graduação, os alunos adquirem as técnicas utilizadas para garantir que informações, sejam elas em formato físico ou digital, sejam preservadas, organizadas e acessíveis.

A formação proporciona uma compreensão didática sobre como lidar com a informação, desde seu registro inicial até sua eventual descartabilidade, sempre focando na preservação da memória e do acesso à informação.

Além da teoria, o curso de Arquivologia possui um componente prático. Os estudantes têm a oportunidade de visitar arquivos, participar de estágios e desenvolver projetos práticos.

Entre as disciplinas abordadas no curso, encontram-se temas como: Classificação de Documentos, Técnicas de Conservação, Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Legislação Arquivística.

Ao final do curso, o especialista na área estará preparado para trabalhar com os mais diferentes suportes disponíveis, como papel, fotografias, filmes, microfilmes, CDs, DVDs, disquetes ou banco de dados digitais.

No mercado de trabalho, o arquivista poderá trabalhar principalmente em governos municipais, estaduais e federais e suas autarquias, que disponibilizam seus documentos para acesso da população e de pesquisadores.

No setor privado, o profissional de Arquivologia poderá trabalhar em arquivos de diversas instituições, como escolas, hospitais, escritórios, centros de memória e universidades.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade