História da Arte no Unimais
- Bolsas a partir de R$ 44,89
Como é o curso de História da Arte no Unimais?
História da Arte é o estudo das expressões artísticas manifestas ao decorrer dos séculos, abrangendo a análise de pinturas, esculturas, arquitetura e outras formas de arte. Ela investiga o contexto cultural, social e histórico das obras, buscando entender seus significados, influências e evolução em diferentes civilizações e períodos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: Até 2 anos
Como é a faculdade Unimais
Resumo da faculdade
- mais de 4.000 alunos matriculados
- mais de 40 docentes
- 59 cursos de graduação e 323 de pós-graduação
- 11 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UNIMAIS tem como destaque os cursos a distância e por isso desenvolveu suas próprias tecnologias, da plataforma de ensino à produtora de conteúdo, que já gravou mais de 10 mil videoaulas.
A faculdade de História da Arte adota três eixos de estudo: a história, a crítica de arte e a teoria. A metodologia contempla a evolução da arte ao percurso dos séculos, enquanto valoriza a análise estética e interpretação de obras de arte.
Com duração de um a dois anos, a formação pode ser desenvolvida como pós-graduação lato sensu e stricto sensu, ou em nível de bacharelado. Os graus de ensino caracterizam-se da seguinte forma:
Graduação em História da Arte
O curso de graduação em História da Arte tem duração média de 4 anos e dedica-se à análise de produções artísticas ao longo dos séculos. Durante o programa, o aluno explora movimentos artísticos, estilos e períodos históricos, além de adquirir conhecimento sobre técnicas e teorias da arte. A graduação possibilita a realização de estágios e visitas técnicas a museus e galerias.
Especialização em História da Arte
A especialização em História da Arte é uma pós-graduação lato sensu voltada a acadêmicos que desejam se especializar em temáticas artísticas. Com duração de 1 a 2 anos, pode ser cursada presencialmente ou na modalidade EaD, proporcionando flexibilidade para profissionais que já atuam no mercado.
Mestrado em História da Arte
O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu com duração de 2 anos, aplicada para o desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de História da Arte. Durante o curso, o aluno desenvolve uma dissertação baseada em uma investigação sobre um tema específico. O mestrado é desenvolvido presencialmente, e inclui disciplinas teóricas e metodológicas que preparam o aspirante para a carreira acadêmica, curadoria, e pesquisa em instituições de ensino e museus.
Doutorado em História da Arte
O doutorado é o ápice acadêmico, com duração de 3 a 4 anos. Aplicado à história da arte, envolve a elaboração de uma tese original, desenvolvida por acadêmicos, como professor universitário ou pesquisadores. Durante o programa, os alunos participam de seminários, publicam artigos científicos e podem realizar estágios em instituições culturais.
Veja também: A grade curricular do curso superior de História, no site da Quero Bolsa.
História da Arte é o estudo das expressões artísticas manifestas ao decorrer dos séculos, abrangendo a análise de pinturas, esculturas, arquitetura e outras formas de arte. Ela investiga o contexto cultural, social e histórico das obras, buscando entender seus significados, influências e evolução em diferentes civilizações e períodos.
O curso de História da Arte investiga e analisa as artes visuais concebidas ao longo dos séculos, abordando diferentes estilos, movimentos e períodos, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Por meio do programa, os alunos aprendem a analisar obras de arte, compreendendo seus contextos culturais, sociais e históricos, além de desenvolver habilidades críticas para interpretar o significado e a influência das produções artísticas.
Durante o percurso formativo, são exploradas diferentes formas de arte, como pintura, escultura, arquitetura, cinema e fotografia. A formação também inclui o estudo de teorias da arte e disciplinas relacionadas, como filosofia, antropologia e sociologia, oferecendo uma visão crítica sobre a influencia da sociedade ao longo dos séculos.
A junção de conhecimentos é desenvolvida em nível de pós-graduação, voltada a profissionais que já concluíram o período acadêmico inicial, embora instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade de Brasília (UNB) também ofereçam o curso em nível de graduação.