Segurança na UFBRA
- 5 semestres
- Bolsas a partir de R$ 86,75
Como é o curso de Segurança na UFBRA?
Segurança é o ato ou efeito de segurar, bem como o estado de estabilidade e firmeza. É também aquilo que protege de agentes exteriores, como abrigo, proteção e resguardo. Por exemplo, os abrigos antiaéreos não oferecem segurança contra bombas atômicas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas/Eixo tecnológico: Segurança
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade UFBRA
Resumo da faculdade
- mais de 160 alunos matriculados
- mais de 20 docentes
- 61 cursos de graduação
- 213 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UFBRA se destaca por sua abordagem de ensino, que valoriza a integração da teoria com a prática. Além disso, a instituição adota metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista no processo de aprendizagem e incentivando o desenvolvimento de habilidades práticas desde o início do curso.
Outro diferencial é a flexibilidade de modalidades de ensino, com cursos presenciais, a distância (EaD) e semipresenciais. A UFBRA também possui laboratórios modernos e uma infraestrutura atualizada, essenciais para a prática acadêmica e experimentação dos alunos.
A instituição conta, ainda, com programas de suporte ao estudante, incluindo núcleos de apoio, orientação acadêmica e profissional, além de vestibulares mensais para facilitar o ingresso estudantil.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão da Segurança Privada segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Segurança, com carga horária mínima de 1.600 horas.
As disciplinas mais comuns do curso são:
Análise e Controle de Riscos Corporativos;
Auditoria e Investigação sobre Fraudes;
Comunicação Empresarial;
Contabilidade;
Desenvolvimento Sustentável;
Dinâmica das Relações Interpessoais;
Direito Aplicado;
Direitos Humanos;
Economia e Mercado;
Estatística Aplicada;
Estudos Disciplinares;
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial;
Fundamentos de Administração;
Gerenciamento de Crises;
Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva;
Matemática Aplicada;
Matemática Financeira;
Planejamento Estratégico;
Plano de Negócios;
Recursos Humanos Aplicados à Segurança;
Recursos Materiais e Patrimoniais;
Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;
Segurança Empresarial;
Sistemas de Segurança da Informação;
Técnicas de Informática;
Tecnologias Aplicadas à Segurança.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Gestão de Segurança Privada no site da Quero Bolsa.
Segurança é o ato ou efeito de segurar, bem como o estado de estabilidade e firmeza. É também aquilo que protege de agentes exteriores, como abrigo, proteção e resguardo. Por exemplo, os abrigos antiaéreos não oferecem segurança contra bombas atômicas.
O curso de Segurança ou Gestão de Segurança Privada é oferecido como tecnológico, na área de Segurança. Forma profissionais capazes de gerenciar atividades de preservação e organização da segurança em ambientes privados.
Ao final do curso de Segurança, o aluno estará apto a implantar, fiscalizar e supervisionar planos de segurança e de prevenção de acidentes, além de diagnosticar situações de risco.
Para isso, além das aulas teóricas, o estudante conta com laboratórios de segurança e suporte básico à vida e de informática, com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso.
No mercado de trabalho, o profissional de Segurança atua em empresas de segurança privada, patrimonial, guarda de bens e valores e de segurança pessoal. Pode, ainda, trabalhar como segurança em instituições públicas e privadas de qualquer setor da economia ou como autônomo.
Há, também, o curso tecnológico em Segurança Pública, exclusivo para quem já atua na área de segurança pública. Este capacita o profissional a orientar e intervir em situações de manutenção da ordem pública, além de poder atuar na segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.
Veja também: Quanto ganha um guarda civil? no site da Quero Bolsa.