Segurança Alimentar na UniaSP
- Pós-graduação
- Bolsas a partir de R$ 47,00

Como é o curso de Segurança Alimentar na UniaSP?
O curso de Segurança Alimentar da UniaSP é disponibilizado na modalidade a distância (EaD) com duração entre 4 e 18 meses e carga horária de 880 horas aos estudantes. Ao todo, o curso possui três módulos com 11 disciplinas e, de acordo com a grade curricular, cada disciplina apresenta 80 horas de carga horária.
Inserido na área de conhecimento da Saúde, o curso disponibiliza livros e vídeos complementares como materiais didáticos aos matriculados. O estudante terá acesso ao conteúdo do curso distribuído em 155 aulas previstas nas diretrizes programáticas do curso.
Os módulos de estudo do curso, apresentam disciplinas: Comuns, Específicas por Áreas e Específicas do Curso. No caso deste curso, as matérias do Módulo Comum são:
• Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
• Ética e Responsabilidade Social e Profissional
• Evolução Profissional
Disciplinas do Módulo Específico por Área:
• Gestão de Serviços de Saúde
• Educação em Saúde
Disciplinas do Módulo Específico do Curso:
• Alimentação e Nutrição para o Cuidado
• Higiene e Controle Sanitário de Alimentos
• Educação Nutricional
• Controle e Qualidade dos Alimentos
• Alimentos de Origem Animal
• Alimentos de Origem Vegetal
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharia e Produção
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade UniaSP
Resumo da faculdade
- 1.378 cursos de pós-graduação
Dúvidas mais frequentes
O curso de Segurança Alimentar é caracterizado por uma abordagem prática e teórica, com ênfase no desenvolvimento das habilidades necessárias para identificar e gerenciar riscos associados à produção, ao processamento, à distribuição e ao consumo de alimentos.
As aulas teóricas fornecem a base científica e técnica, enquanto as atividades práticas e laboratoriais oferecem experiências reais de trabalho. Os estudantes também são encorajados a desenvolver um pensamento crítico e soluções para problemas de segurança alimentar.
Eles aprendem a conduzir avaliações de risco, implementar e monitorar sistemas de gestão da qualidade alimentar e desenvolver políticas de segurança alimentar. A formação inclui também o estudo de tecnologias emergentes na produção de alimentos, como a agricultura de precisão, biotecnologia, e os métodos de rastreamento e autenticação de alimentos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O curso de Segurança Alimentar forma profissionais aptos a garantir a seguridade dos alimentos para consumo. O campo abrange práticas destinadas a prevenir a contaminação e as doenças transmitidas por produtos, promovendo práticas agrícolas e de produção responsáveis.
A grade curricular do programa engloba disciplinas que incluem: microbiologia alimentar, química de alimentos, toxicologia, legislação alimentar, gestão da qualidade, análise de riscos, bem como aspectos de sustentabilidade na produção de alimentos. Os estudantes também são introduzidos aos padrões e regulamentos nacionais e internacionais que regem a segurança e a qualidade dos alimentos.
Comumente disponibilizado em nível de pós-graduação, o programa dura de um a dois anos, com modalidades de ensino presencial e EaD.