Biblioteconomia na UniCV
- Graduação
- 6 semestres
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 132,05
Boa
(17)
Como é o curso de Biblioteconomia na UniCV?
É a ciência que estuda a produção, a organização, a conservação, a comunicação e a utilização de informação, documentos e materiais bibliográficos. Estuda também a gestão de bibliotecas e outros serviços de informação.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Fundamentos Da Classificação Bibliográfica
Introdução A Biblioteconomia E Arquivologia
Gerenciamento Da Informação
Preservação De Documentos De Arquivo
Como é a faculdade UniCV
Avaliação dos Alunos
Boa
17 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 29.000 alunos matriculados
- mais de 120 docentes
- 77 cursos de graduação e 564 de pós-graduação
- 657 unidades
Dúvidas mais frequentes
O UniCV se destaca no cenário educacional, dispondo de mais de 720 polos em todo o Brasil e unidades no exterior que proporcionam acessibilidade e flexibilidade aos estudantes.
Sua infraestrutura moderna inclui salas de aula climatizadas, laboratórios multidisciplinares e bibliotecas. A instituição também é reconhecida por sua ênfase na inovação e empreendedorismo, com iniciativas como o Smart Space e o Sistema de Orientação Educacional e Profissional (SOEP), que fomentam a capacidade empreendedora dos alunos. Além disso, o compromisso da instituição com a comunidade é evidenciada com o Núcleo de Apoio à Comunidade (NAC), que oferece serviços de inclusão e apoio social.
A instituição também oferece cursos nos campos de Saúde, Tecnologia, Direito, Educação e Gestão, atendendo a uma diversidade de interesses e vocações profissionais.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Biblioteconomia deve conter carga horária de pelo menos 2.400 horas, cumpridas ao longo de quatro anos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia os cursos de Biblioteconomia com base nas seguintes disciplinas em comum:
Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia;
Estudo de Usuários e Comunidades de Informação;
Formação e Desenvolvimento de Coleções;
Fontes de Informação;
Organização e Administração de Unidades de Informação;
Classificação;
Catalogação;
Indexação e Resumo;
Linguagens Documentárias;
Recuperação da Informação;
Disseminação da Informação;
Informática Aplicada;
Metodologia da Pesquisa.
Apesar do estágio não ser uma obrigação nas grades curriculares, muitas faculdades exigem a sua realização para a conclusão no curso. O aluno consegue realizá-lo em bibliotecas universitárias, públicas, comunitárias, escolares e especializadas ou em empresas.
É a ciência que estuda a produção, a organização, a conservação, a comunicação e a utilização de informação, documentos e materiais bibliográficos. Estuda também a gestão de bibliotecas e outros serviços de informação.
O curso de Biblioteconomia estuda a organização, preservação e disseminação de arquivos bibliográficos. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre princípios teóricos e práticos relacionados à administração de bibliotecas, catalogação de materiais, gestão de acervos, pesquisa bibliográfica, técnicas de arquivamento e outras habilidades requisitadas para o trabalho em bibliotecas e centros de informação.
Os alunos também são expostos a disciplinas que abordam a história do livro e da biblioteca, a evolução das tecnologias de informação e comunicação, a mediação da informação e o papel do bibliotecário na sociedade contemporânea.
Além disso, o curso estimula o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, pensamento crítico e capacidade de lidar com diferentes públicos. Os estudantes são treinados para auxiliar os usuários na busca por informações, na utilização de recursos tecnológicos e na promoção do acesso à leitura e ao conhecimento.
Os bibliotecários formados podem atuar em diversos contextos, como bibliotecas públicas, escolares, universitárias, especializadas e digitais.
Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, os bibliotecários também têm se adaptado às novas demandas do campo, explorando recursos virtuais, participando de projetos de digitalização de acervos e utilizando ferramentas digitais para melhorar a acessibilidade e a usabilidade das informações.