Redes de Computadores na UniCV

  • Graduação
  • 4 semestres
  • 30 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 108,81
4,6

Muito boa

(21)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Redes de Computadores na UniCV?

Redes de computadores são conjuntos de dispositivos de computação conectados que compartilham dados e recursos, utilizando protocolos de comunicação para facilitar a transmissão de informações por meios físicos ou sem fio.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra

  • Duração: em média, 3 anos

O que você vai aprender?

  • Cenários De Tecnologia Da Informação

  • Comunicação De Dados

  • Fundamentos De Redes De Computadores

  • Introdução A Lógica De Programação

Ver toda a grade curricular

Como é a faculdade UniCV

Avaliação dos Alunos

4,6

Muito boa

21 avaliações

  • Empregabilidade
    4,6
  • Estrutura
    4,6
  • Professores
    4,6
  • localização
    4,6

Resumo da faculdade

  • mais de 29.000 alunos matriculados
  • mais de 120 docentes
  • 77 cursos de graduação e 559 de pós-graduação
  • 554 unidades

Dúvidas mais frequentes

O UniCV se destaca no cenário educacional, dispondo de mais de 720 polos em todo o Brasil e unidades no exterior que proporcionam acessibilidade e flexibilidade aos estudantes.

Sua infraestrutura moderna inclui salas de aula climatizadas, laboratórios multidisciplinares e bibliotecas. A instituição também é reconhecida por sua ênfase na inovação e empreendedorismo, com iniciativas como o Smart Space e o Sistema de Orientação Educacional e Profissional (SOEP), que fomentam a capacidade empreendedora dos alunos. Além disso, o compromisso da instituição com a comunidade é evidenciada com o Núcleo de Apoio à Comunidade (NAC), que oferece serviços de inclusão e apoio social.

A instituição também oferece cursos nos campos de Saúde, Tecnologia, Direito, Educação e Gestão, atendendo a uma diversidade de interesses e vocações profissionais.

O curso de Redes de Computadores forma profissionais aptos a projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores. Eles aprendem a identificar necessidades, dimensionar, elaborar especificações e avaliar soluções para a segurança das redes. O programa enfatiza o desenvolvimento e a documentação de projetos de redes em diferentes portes e a avaliação do desempenho da rede para propor melhorias na qualidade de serviço. Além disso, prepara os estudantes para vistoriar, realizar perícia, emitir laudos e pareceres técnicos na área de formação.

A graduação oferece disciplinas como: Segurança em Redes, Gerenciamento de Redes, Protocolos de Redes, além de fundamentos em Sistemas Operacionais e Banco de Dados. A metodologia de ensino combina aulas teóricas para a fundamentação dos conceitos com atividades práticas em laboratórios de hardware, informática e redes de computadores.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura mínima que deve ser disponibiliza pela instituição para a oferta do curso inclui uma biblioteca com acervo específico e atualizado, laboratório de hardware, laboratório de informática com softwares compatíveis com as atividades educacionais do curso, e um laboratório de redes de computadores.

Após a conclusão do curso, os graduados podem dar sequência aos seus estudos por meio de uma pós-graduação. As possibilidades incluem a especialização na área de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica.

Redes de computadores são conjuntos de dispositivos de computação conectados que compartilham dados e recursos, utilizando protocolos de comunicação para facilitar a transmissão de informações por meios físicos ou sem fio.

O curso de Redes de Computadores é uma formação acadêmica direcionada ao estudo, projeto, implementação e gerenciamento de sistemas de redes que permitem a comunicação entre dispositivos de computação. O programa abrange tópicos que incluem a arquitetura de redes, protocolos de comunicação, segurança de redes, administração de sistemas, além de tecnologias de rede sem fio e com fio.

Durante a formação, os alunos são introduzidos aos princípios das redes, como os modelos OSI e TCP/IP, que dizem respeito a como as informações são estruturadas, gerenciadas e transmitidas entre dispositivos. Além disso, por meio de disciplinas práticas, os estudantes adquirem habilidades técnicas para configurar e administrar redes, implementar políticas de segurança, e solucionar problemas.

O programa também apresenta as técnicas de instalação e configuração de hardware de rede, como roteadores, switches e firewalls, e sobre software de gerenciamento de rede. De forma complementar, a segurança das redes ganha destaque, ensinando os alunos a proteger redes contra vulnerabilidades, ataques e malware.

Os formados na área podem ocupar posições como administradores de rede, engenheiros de redes, especialistas em segurança de redes, entre outras, em diversos setores da indústria.

Existem também opções de cursos técnicos na área. Enquanto o técnico atua operacionalmente na implantação de sistemas de comunicação de dados, o tecnólogo possui competências técnicas e habilidades em gestão de redes corporativas.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da UniCV perto de você