Publicidade e Propaganda na UNIVAP

  • 73 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 38,25
4,3

Boa

(7)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda na UNIVAP?

Publicidade e Propaganda é a área responsável por criar, planejar e divulgar campanhas publicitárias. Ela adota estratégias de comunicação, marketing e design para influenciar e atrair o público-alvo, por meio de canais televisivos, internet, rádio e mídia impressa.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

O que você vai aprender?

  • Introdução À Fotografia

  • Introdução Às Profissões Em Comunicação

  • Comunicação Empresarial Integrada

  • Técnicas De Fotografia Publicitária

Como é a faculdade UNIVAP

Avaliação dos Alunos

4,3

Boa

7 avaliações

  • Empregabilidade
    4,4
  • Estrutura
    4,7
  • Professores
    4,6
  • localização
    3,3

Resumo da faculdade

  • mais de 4.000 alunos matriculados
  • mais de 290 docentes
  • 48 cursos de graduação
  • 6 unidades no estado de São Paulo

Dúvidas mais frequentes

Com mais de 20 anos de atuação, a UNIVAP é uma instituição tradicional na região do Vale do Paraíba. Ela tem como destaques o investimento em espaços de iniciação profissional e em projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento para integrar a comunidade acadêmica à população.

De acordo com o sistema eMec, a instituição recebeu a nota 5 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), atribuído pelo MEC no ano de 2012. Por fim, a IES recebeu nota 3 (também em escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos - IGC, em 2019.

O curso de Publicidade e Propaganda é desenvolvido como um bacharelado, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2.700 horas, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Ele é suportado por modalidades presenciais e a distância (EaD), com a obrigatoriedade de atividades práticas e teóricas integradas ao itinerário proposto.

A metodologia da formação é distribuída em três eixos principais, que norteiam o percurso dos alunos:

  • Formação Ético-Humanística: Abrange disciplinas voltadas para a compreensão do comportamento humano, questões sociais e éticas, e sua relação com o consumo. Os alunos estudam temas como filosofia, sociologia, psicologia e cultura, com ênfase nos direitos humanos, sustentabilidade e questões étnico-raciais.

  • Formação em Comunicação: Abrange os fundamentos teóricos da comunicação, as linguagens midiáticas e suas tecnologias. Os alunos desenvolvem habilidades em comunicação digital, design de interfaces, pesquisa de mídia e marketing, com foco nas transformações digitais e nas novas formas de consumo.

  • Formação Específica em Publicidade e Propaganda: Envolve disciplinas técnicas e práticas de publicidade, incluindo planejamento de campanhas, criação publicitária, direção de arte, redação publicitária e produção audiovisual. Os alunos aprendem a desenvolver campanhas criativas, gerenciar mídias, analisar dados de mercado e criar estratégias para marcas.

Além da grade principal, o curso estimula a participação dos alunos em eventos, congressos e estágios supervisionados, que, conforme estipulado pelo MEC, devem corresponder a 200 horas da extensão total.

Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?

A publicidade e a propaganda, embora muitas vezes utilizadas como sinônimos, assumem conceitos distintos. De acordo com a doutora e professora Neusa Demartini, em seu artigo intitulado de "Publicidade ou Propaganda? É isso aí!", a publicidade está relacionada à promoção de bens e serviços, com foco comercial, enquanto propaganda abrange ações de cunho ideológico ou político.

No Brasil, a distinção é pouco observada, diferentemente de outros países, onde os conceitos são bem delineados. Gomes destaca que a confusão ocorre, em parte, pela tradução imprecisa de palavras como advertising (anúncio) e propaganda, consolidados no país como equivalentes.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Quais são as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade de Passo Fundo (UPF) 4 Passo Fundo-RS
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) 4 Salto-SP
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) 4 Campinas-SP
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 4 Santa Maria-RS
Universidade Católica do Salvador (UCSAL) 4 Salvador-BA
Universidade Regional de Blumenau (FURB) 4 Blumenau-SC

Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Publicidade e Propaganda é a área responsável por criar, planejar e divulgar campanhas publicitárias. Ela adota estratégias de comunicação, marketing e design para influenciar e atrair o público-alvo, por meio de canais televisivos, internet, rádio e mídia impressa.

O curso de Publicidade e Propaganda prepara profissionais para conduzir campanhas publicitárias, promovendo marcas, produtos e serviços. No programa, os estudantes são expostos a disciplinas que abrangem desde a teoria da comunicação até a prática da produção audiovisual. Eles navegam sobre técnicas redação publicitária, design gráfico, marketing digital e pesquisa de mercado.

A união dos conceitos habilita os futuros publicitários para identificar e metrificar o público-alvo, utilizando ferramentas de análise de dados e comportamento do consumidor. O conjunto de competências é valorizado em agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas, produtoras de vídeo e veículos de comunicação, ambientes onde os profissionais podem ocupar cargos de redatores, diretores de arte, planejadores de mídia ou gerentes de contas.

Quanto anos dura a faculdade de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda tem duração de 4 anos, com carga horária média de 2.700 horas. Durante esse período, os estudantes são apresentados a conceitos teóricos e práticos das áreas de comunicação, marketing, criação de campanhas publicitárias e planejamento de mídia.

Quais são as diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Publicidade e Propaganda e Marketing são áreas relacionadas, mas com aplicações distintas. A Publicidade cria e dissemina mensagens persuasivas, com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Seus processos são diretamente relacionados ao público-alvo, alcançados por meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, e mídias impressas.

Por outro lado, o Marketing engloba todo o processo de planejamento, execução, e controle das atividades relacionadas ao mercado. Ele identifica as necessidades dos consumidores, desenvolve produtos, define preços e escolhe dos canais de distribuição.

Em resumo, enquanto a Publicidade preza especificamente pela divulgação de produtos e interlocução com consumidores, o Marketing adora um viés mais crítico e integral, considerando aspectos financeiros e todos os processos referentes à circulação de um bem.

Megafone e métricas estratégicas cunhadas em papeis

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade