Desenho Industrial na Anhanguera
- 46 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 57,00
Como é o curso de Desenho Industrial na Anhanguera?
Desenho Industrial é a área que planeja, desenvolve e cria produtos com diferentes aplicações e finalidades. Isso inclui desde o design de móveis e embalagens até veículos e eletrônicos, focando em soluções que otimizem a experiência dos clientes.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Design
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Computação Gráfica
Comunicação E Expressão
Desenho Industrial Integrado
Desenho Industrial Interdisciplinar
Como é a faculdade Anhanguera
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 99 cursos de graduação e 688 de pós-graduação
- 2596 unidades
Dúvidas mais frequentes
Um dos principais diferenciais da Anhanguera é seu Sistema de Ensino, que contribui para a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, utilizando metodologias que envolvem a resolução de casos reais e o desenvolvimento de competências valorizadas. O sistema visa tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, estimulando os alunos a aplicarem o conhecimento em situações práticas desde o início do curso.
Outro destaque é a Avaliação Continuada, processo que acompanha o desempenho do estudante ao longo do semestre, valorizando o esforço em cada etapa do curso. Além disso, a Anhanguera oferece Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para o mercado de trabalho atual.
A instituição possui, ainda, parcerias e convênios com empresas, permitindo que estudantes e seus dependentes tenham acesso a descontos em cursos de graduação e pós-graduação.
O curso de Desenho Industrial é desenvolvido em nível de bacharelado, aplicado para estimular o desenvolvimento de competências técnicas e criativas de design de produtos e interfaces visuais. Com uma duração média de quatro anos, totalizando entre 2.800 e 3.200 horas, o programa pode ser desenvolvido em modalidades presencial e EaD, integrando atividades a distância e encontros presenciais.
A estrutura curricular da formação combina disciplinas teóricas e práticas, abrangendo desde fundamentos do design até técnicas de prototipagem e modelagem. As disciplinas incluem: História do Design, Ergonomia, Design Gráfico, Desenho Técnico, Produção Gráfica e Gestão de Projetos. Além disso, os alunos aprendem a utilizar softwares de modelagem 3D, ilustração e criação digital.
Em complemento às aplicações teóricas, atividades práticas complementam a formação, permitindo aos estudantes experimentar e desenvolver protótipos de produtos, testar materiais e explorar conceitos de funcionalidade e estética. Além disso, o estágio supervisionado é uma exigência para a conclusão do bacharelado, assegurando o convívio do o estudante com situações reais do mercado de trabalho.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o bacharelado em Desenho Industrial segue as normas do curso de Design. O conteúdo geral deve contemplar os seguintes eixos de formação: Eixo de Conteúdos Básicos, Eixo de Conteúdos Específicos e Eixo de Conteúdos Teórico-Práticos.
Desenho Industrial é a área que planeja, desenvolve e cria produtos com diferentes aplicações e finalidades. Isso inclui desde o design de móveis e embalagens até veículos e eletrônicos, focando em soluções que otimizem a experiência dos clientes.
O curso de Desenho Industrial prepara profissionais para o planeamento estético de produtos, considerando princípios de design em embalagens e dispositivos eletrônicos. Durante o percurso de formação, os estudantes analisam tópicos centrais da arte, como teoria do design, história do design industrial e métodos de pesquisa. Além disso, eles exploram técnicas de desenho, modelagem tridimensional, prototipagem e ferramentas digitais.
A interdisciplinaridade é uma característica da formação. Os alunos aprendem a integrar conhecimentos de psicologia do consumidor, ergonomia, sustentabilidade e tecnologia para criar produtos que atendam não apenas às necessidades práticas, mas também às expectativas estéticas dos usuários.
Após completar o percurso acadêmico, os egressos do curso encontram oportunidades em indústrias de móveis, automóveis, eletrodomésticos, embalagens e eletrônicos, atuando em estúdios de design, empresas de tecnologia, agências de publicidade e até mesmo em escritórios de arquitetura.