Letras na Anhanguera
- Graduação
- 8 semestres
- 52 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 84,15
Regular
(10)
Como é o curso de Letras na Anhanguera?
O curso de Letras, na Anhanguera, tem o objetivo de formar profissionais que compreendam temáticas relacionadas à questões históricas, estruturais e literárias da língua portuguesa.
Por conta disso, disciplinas como: Linguística, Leitura e Produção de Texto, Semântica, entre outras temáticas correlacionadas, estão presentes durante a formação do estudante.
O curso é ofertado em nível de licenciatura, possuindo duração de 4 anos, período no qual o aluno realizará seus estudos de forma semipresencial. Além disso, a Anhanguera disponibiliza materiais digitais de apoio, corpo docente qualificado, fóruns interativos, aulas online, entre outras ferramentas que podem ser encontradas na plataforma digital dos estudantes da instituição.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Linguística, letras e artes
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Educação Inclusiva
História Da Língua Portuguesa
Metodologias Do Ensino De Língua Portuguesa E Inglesa
Ed - Empreendedorismo
Como é a faculdade Anhanguera
Avaliação dos Alunos
Regular
10 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 100 cursos de graduação e 688 de pós-graduação
- 2598 unidades
Dúvidas mais frequentes
Um dos principais diferenciais da Anhanguera é o seu Sistema de Ensino, que contribui para a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, utilizando metodologias que envolvem a resolução de casos reais e o desenvolvimento de competências valorizadas. O sistema visa tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, estimulando os alunos a aplicarem o conhecimento em situações práticas desde o início do curso.
Outro destaque é a Avaliação Continuada, processo que acompanha o desempenho do estudante ao longo do semestre, valorizando o esforço em cada etapa do curso. Além disso, a Anhanguera oferece Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para o mercado de trabalho atual.
A instituição possui, ainda, parcerias e convênios com empresas, permitindo que estudantes e seus dependentes tenham acesso a descontos em cursos de graduação e pós-graduação.
O curso de Letras pode ser desenvolvido em níveis de bacharelado ou licenciatura, com opções presenciais e a distância. Enquanto o bacharelado é voltado para quem deseja trabalhar como tradutor, revisor ou pesquisador, a licenciatura capacita o profissional para o ensino de língua portuguesa ou línguas estrangeiras na educação básica.
Com duração média de quatro anos, o curso de Letras é estruturado em três eixos principais: Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Práticas Pedagógicas (para licenciatura).
No eixo de estudos linguísticos, os alunos aprendem sobre gramática, análise sintática, fonética e sociolinguística, explorando as relações entre língua, cultura e sociedade.
No eixo literário, analisam obras, movimentos literários e teoria da literatura, estimulando a reflexão sobre os contextos históricos e culturais das produções textuais. Já no núcleo pedagógico, em caso de licenciatura, desenvolvem habilidades aplicáveis para a propagação do ensino linguístico.
A formação oferece possibilidades de especialização em língua portuguesa ou estrangeiras como inglês, francês, espanhol, alemão e outras. Cada modelo aborda disciplinas específicas que abordam aspectos culturais, gramaticais e metodologias de ensino relacionadas ao idioma analisado.
Outro aspecto característico do curso de Letras é o enfoque prático. Estudantes de licenciatura realizam estágios supervisionados em escolas, onde colocam em prática metodologias de ensino e técnicas de didática. Já no bacharelado, o foco está na produção acadêmica e em projetos de pesquisa, extensão e tradução.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Letras com base nos seguintes conteúdos:
Concepções de linguagem;
Processos de letramentos;
Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;
Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;
Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de variação linguística;
Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;
Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;
Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;
Construções de cânones literários;
Períodos e gêneros literários;
Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;
Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.
Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Letras? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
O curso de Letras é uma área acadêmica dedicada ao estudo das línguas, da literatura e da cultura, com foco nas formas de expressão e comunicação.
Trata-se de uma formação voltada para o aprofundamento de conhecimentos linguísticos e literários, desenvolvendo competências para análise, ensino, tradução, pesquisa e produção textual.
Ele abrange o estudo de línguas, que pode incluir o Português, línguas estrangeiras como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, entre outras, além de línguas clássicas como Latim e Grego.
Esse estudo envolve aspectos como gramática, fonética, semântica, morfologia e sintaxe. Também explora a literatura, analisando obras de diferentes épocas e culturas, além de compreender movimentos literários, estilos e contextos históricos.
Outro foco importante é a linguística, que aborda teorias sobre a estrutura e o funcionamento das línguas. Além disso, muitos cursos preparam os estudantes para atuarem como professores, abordando metodologias de ensino e didática, enquanto algumas habilitações também capacitam para a tradução e interpretação.
O curso pode oferecer diferentes habilitações, como licenciatura, voltada para a formação de professores, e bacharelado, mais direcionado para áreas como tradução, revisão de textos, produção editorial ou pesquisa.
Os profissionais formados em Letras encontram oportunidades no ensino de línguas e literatura, na tradução e interpretação, na revisão e produção de textos, na consultoria linguística, na pesquisa acadêmica e em trabalhos em editoras, jornais e áreas relacionadas à comunicação.
Com duração média de 4 a 5 anos, o curso pode ser oferecido em formatos presencial, semipresencial e a distância. Letras é uma área ideal para quem tem paixão por línguas, literatura e comunicação, sendo uma formação de ampla relevância cultural e social.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa
Após a conclusão do curso, os graduados em Letras estão aptos para atuar em segmentos de educação, tradução, interpretação, produção editorial, revisão de textos e pesquisa acadêmica.
Quantos anos dura a faculdade de Letras?
A faculdade de Letras possui uma duração média de quatro anos, equivalente a oito semestres. Algumas instituições também oferecem programas de formação em Letras com duração mínima de três anos e meio, ou sete semestres.
Para que serve faculdade de Letras?
A faculdade de Letras forma profissionais habilitados para atuar na área da educação, ensinando línguas e literaturas, tanto nativas quanto estrangeiras. Também treina os profissionais para práticas de tradução, revisão de textos, produção de conteúdo e pesquisa acadêmica.