Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Automação Industrial na Fenômeno da Educação

  • 31 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 44,60
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Automação Industrial na Fenômeno da Educação?

Automação industrial é o uso de tecnologias, como software e robótica, para operar automaticamente processos e máquinas em ambientes industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: Em média, três anos

Qual a grade curricular de Automação Industrial?

  • Acionamento e Comando

  • Análise das Variações

  • Análise Matemática para Engenharia I

  • Automação Industrial

Ver 30 disciplinas da grade curricular

Como é a faculdade Fenômeno da Educação

Resumo da faculdade

  • 7 cursos de graduação e 3.053 de pós-graduação
  • 1 unidade no estado de Minas Gerais

Dúvidas mais frequentes

Os certificados dos cursos da Fenômeno da Educação são emitidos pela Iseed Faved, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006.

Seus alunos também contam com uma plataforma de ensino de fácil acesso, a ajuda de tutores e material didático atualizado constantemente.

A faculdade de Automação Industrial mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados).

Além dos conteúdos teóricos, aulas práticas, com a produção de máquinas, estão presentes no curso. Algumas instituições de ensino contam com convênios com empresas e indústrias, incentivando o envolvimento em projetos e a oportunidade de contato com o mercado de trabalho.

A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três anos, período em que o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância. Cada modelo possui sua especificidade que impacta na metodologia do curso. No formato EaD, por exemplo, as atividades ligadas à formação são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o aluno acompanhe as videoaulas e materiais quando e onde quiser.

Além do tecnólogo em Automação Industrial, existe a possibilidade de realizar o curso de Engenharia de Controle e Automação. No site da Quero Bolsa, você encontrará informações sobre a profissão de engenheiro de controle e automação, quanto ganha em média e informações sobre o curso superior de [Engenharia de Controle e Automação](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-de-controle-e-automacao.

Automação industrial é o uso de tecnologias, como software e robótica, para operar automaticamente processos e máquinas em ambientes industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

O curso de Automação Industrial estuda ferramentas de controle e otimização de processos industriais. É um campo multidisciplinar que combina elementos da engenharia, da eletrônica e da informática, com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança nas indústrias.

Ao longo do curso, os estudantes são introduzidos aos fundamentos da Automação Industrial, aprendendo sobre os principais componentes utilizados nessa área, como sensores e atuadores, controladores lógicos programáveis (CLPs), redes industriais, sistemas supervisórios e integração de sistemas.

Os estudantes desenvolvem habilidades para supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores. Eles também adquirem técnicas de vistoria, perícia e emissão de laudos e pareceres técnicos na área.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura demandada para a realização curso inclui bibliotecas com acervo atualizado e específico, laboratórios de informática equipados com programas e dispositivos compatíveis com as atividades do curso, além de laboratórios especializados em automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, instalações elétricas e redes industriais.

Os formandos podem atuar em empresas especializadas em automação industrial, em departamentos de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica, e em indústrias que utilizam processos automatizados ou têm setores de manutenção de processos contínuos. Também há oportunidades em institutos e centros de pesquisa, assim como em instituições de ensino.

Além do curso superior de tecnologia, a formação em Automação Industrial também está disponível em grau técnico. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, no programa, os alunos aprendem a integrar sistemas de automação, empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção, além de propor, planejar e executar a instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados.

O curso superior de tecnologia em Automação Industrial tem duração média de três anos, dispostas em uma carga horária mínima de 2.400 horas. Já o curso técnico de Automação Industrial possui extensão de 1.200 horas, que pode ser realizada ao longo de um a dois anos.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade