Arquivologia na UNIASSELVI
- Graduação
- 6 semestres
- 29 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 169,00

Ruim
(1)
Como é o curso de Arquivologia na UNIASSELVI?
A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: até 7 semestres
O que você vai aprender?
Comunicação E Expressão
Conservação E Restauração De Documentos
Classificação Da Informação
Diplomática E Tipologia Documental
Como é a faculdade UNIASSELVI
Avaliação dos Alunos
Ruim
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 669.000 alunos matriculados
- mais de 260 docentes
- 113 cursos de graduação e 177 de pós-graduação
- 1399 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UNIASSELVI se destaca como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, com uma presença nacional marcante, possuindo mais de 1.200 polos em todos os estados do país.
Com um portfólio robusto de mais de 500 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, a instituição oferece opções tanto presenciais quanto a distância (EaD), garantindo flexibilidade para diferentes perfis de estudantes.
Pioneira no uso de tecnologia educacional, a UNIASSELVI foi a primeira universidade do Brasil a implementar o suporte on-line, permitindo aos alunos realizar inscrições e acompanhar suas disciplinas de maneira totalmente digital.
A metodologia de ensino da UNIASSELVI é outro diferencial, combinando flexibilidade e personalização, adaptando-se às necessidades dos alunos.
A instituição investe em um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores com vasta experiência no mercado de trabalho, garantindo uma formação de excelência.
Além disso, a universidade se compromete com a extensão universitária, promovendo ações sociais que integram a universidade à comunidade e reforçam o compromisso com o desenvolvimento social.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado educacional, a UNIASSELVI já formou mais de 500 mil estudantes e atende atualmente mais de 200 mil alunos a distância.
A instituição também investe em programas de qualificação e desenvolvimento profissional, tanto para acadêmicos quanto para egressos.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquivologia conta com 2.400 horas de carga mínima, cumpridas em quatro anos, em média.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia todos os cursos com base nos conteúdos gerais e nas seguintes disciplinas específicas aplicadas nas graduações:
Fundamentos teóricos da Arquivologia;
Políticas de arquivo;
Gestão documental;
Organização e tratamento de documentos;
Tecnologias aplicadas aos arquivos;
Preservação e conservação de acervos;
Administração de instituições e serviços arquivísticos;
Memória e patrimônio;
Metodologia da pesquisa.
Apesar do estágio não ser obrigatório, as instituições de ensino são livres para cobrar sua realização pelos alunos. A média de horas realizadas é entre 210 e 300 horas. Muitas também exigem a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC).
O curso de Arquivologia também é ofertado em nível de pós-graduação. Nesse caso, a formação possui o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais no gerenciamento, conservação e organização de documentos e arquivos. Para isso, são abordados temas contemporâneos, como a gestão de documentos digitais, tecnologias emergentes e estratégias de preservação em ambientes eletrônicos.
A Arquivologia é a área que estuda a gestão, conservação e organização de documentos, garantindo a preservação e o acesso à informação contida em arquivos ao longo do tempo.
O curso de Arquivologia forma profissionais capazes de trabalhar com arquivos e, assim, planejar e implementar a identificação, organização, preservação e acesso de documentos.
Durante a graduação, os alunos adquirem as técnicas utilizadas para garantir que informações, sejam elas em formato físico ou digital, sejam preservadas, organizadas e acessíveis.
A formação proporciona uma compreensão didática sobre como lidar com a informação, desde seu registro inicial até sua eventual descartabilidade, sempre focando na preservação da memória e do acesso à informação.
Além da teoria, o curso de Arquivologia possui um componente prático. Os estudantes têm a oportunidade de visitar arquivos, participar de estágios e desenvolver projetos práticos.
Entre as disciplinas abordadas no curso, encontram-se temas como: Classificação de Documentos, Técnicas de Conservação, Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Legislação Arquivística.
Ao final do curso, o especialista na área estará preparado para trabalhar com os mais diferentes suportes disponíveis, como papel, fotografias, filmes, microfilmes, CDs, DVDs, disquetes ou banco de dados digitais.
No mercado de trabalho, o arquivista poderá trabalhar principalmente em governos municipais, estaduais e federais e suas autarquias, que disponibilizam seus documentos para acesso da população e de pesquisadores.
No setor privado, o profissional de Arquivologia poderá trabalhar em arquivos de diversas instituições, como escolas, hospitais, escritórios, centros de memória e universidades.