Engenharia Florestal na UNICESUMAR
- 93 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 83,30

Como é o curso de Engenharia Florestal na UNICESUMAR?
Engenharia Florestal é a área da engenharia dedicada ao estudo, manejo e preservação de florestas. Seu objetivo é equilibrar o uso de recursos florestais com a conservação ambiental.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Até 5 anos
O que você vai aprender?
Geoprocessamento
Introdução À Engenharia Florestal
Matemática Básica
Cálculo I
Como é a faculdade UNICESUMAR
Resumo da faculdade
- mais de 260.000 alunos matriculados
- mais de 1.220 docentes
- 236 cursos de graduação e 156 de pós-graduação
- 905 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UniCesumar conta com mais de 30 anos de história e um compromisso com o desenvolvimento profissional de seus estudantes. Alguns dos principais diferenciais da instituição incluem:
- Ampla oferta de cursos: A universidade oferece mais de 80 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, em áreas como Administração, Direito, Medicina Veterinária, Engenharia, Educação, Ciências Contábeis, entre outros.
- Infraestrutura moderna: A universidade conta com uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios equipados, biblioteca, salas de aula e campis amplos.
- Corpo docente qualificado: A UniCesumar possui um corpo docente qualificado, formado por professores com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação.
- Incentivo à pesquisa e inovação: A universidade incentiva a pesquisa e a inovação, com projetos e grupos de estudos em diversas áreas, além de parcerias com empresas e instituições de pesquisa.
O curso de Engenharia Florestal forma engenheiros capazes de atuar no manejo e na conservação dos recursos naturais.
Ao longo da graduação, o estudante aprende a restaurar áreas degradadas e desenvolver práticas que promovem a sustentabilidade ambiental.
Além disso, o curso prepara os alunos para implementar tecnologias e técnicas de monitoramento de florestas, com ênfase em gestão de biomassa, engenharia de habitats florestais e produção de madeira e outros produtos florestais.
O curso é oferecido como bacharelado, com duração média de 5 anos, período composto por aulas teóricas e práticas, estágios supervisionados e trabalhos de campo.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Florestal é composto por tópicos de:
Avaliação e Perícias Rurais;
Cartografia e Geoprocessamento;
Construções Rurais;
Comunicação e Extensão Rural;
Dendrometria e Inventário;
Economia e Mercado do Setor Florestal;
Ecossistemas Florestais;
Estrutura de Madeira;
Fitossanidade;
Quantos anos dura o curso de Engenharia Florestal?
O curso de Engenharia Florestal tem duração média de 5 anos.
Durante esse período, os estudantes cumprem por um currículo que inclui disciplinas básicas, profissionais e específicas, além de atividades práticas como estágios e projetos de pesquisa.
Quais faculdades disponibilizam o curso de Engenharia Florestal?
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 64 instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Engenharia Florestal. Confira algumas delas:
Universidade Federal de Jataí (UFJ)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Veja também: Quanto ganha um engenheiro florestal? no site da Quero Bolsa.
Engenharia Florestal é a área da engenharia dedicada ao estudo, manejo e preservação de florestas. Seu objetivo é equilibrar o uso de recursos florestais com a conservação ambiental.
As práticas são pautadas na gestão sustentável de áreas naturais e reflorestadas, com medidas para promover a exploração responsável da madeira, a recuperação de ecossistemas degradados e a preservação da biodiversidade.
Além disso, o campo desenvolve pesquisas sobre solos e hidrologia, aplicando recursos tecnológicos para otimizar a produção florestal.
Encontre bolsas de estudo para Engenharia Florestal