Automação Industrial na Uniminas
- Pós-graduação
- 4 meses
- 44 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 75,00

Como é o curso de Automação Industrial na Uniminas?
Automação industrial é o uso de tecnologias e sistemas integrados para controlar processos, máquinas e equipamentos em ambientes industriais, com o objetivo de aumentar a eficiência, a precisão e a segurança da produção.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Em média, três anos
O que você vai aprender?
Análise Das Variações
Bases Físicas Para Engenharia
Bases Matemáticas Para Engenharia
Eletricidade Aplicada A Automação
Como é a faculdade Uniminas
Resumo da faculdade
- 7 cursos de graduação e 2.874 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
Os cursos da Uniminas contam com certificados emitidos pela Iseed Faved, instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2006. Eles também têm valores mais acessíveis, o apoio de tutores e o suporte de materiais didáticos atualizados.
O curso de Automação Industrial é uma formação de nível técnico ou superior tecnológico voltada para o desenvolvimento de competências relacionadas ao controle e automação de processos industriais. Durante o curso, o estudante aprende sobre eletrônica, eletropneumática, instrumentação, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis (CLPs), redes industriais, robótica e programação aplicada à automação.
A parte prática é bastante valorizada, com uso de laboratórios equipados para simular situações reais de uma indústria. O aluno também desenvolve projetos e pode participar de estágios supervisionados.
A formação prepara o profissional para planejar, instalar, operar e fazer a manutenção de sistemas automatizados, sempre buscando eficiência e inovação nos processos produtivos. A duração média é de 2 a 3 anos, dependendo da instituição e da modalidade (presencial ou a distância).
Além dos módulos teóricos, os alunos realizam atividades práticas em laboratórios de redes industriais e automação, simulando ambientes de trabalho e possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnicas. O curso também pode incluir estágios supervisionados obrigatórios, permitindo que o futuro profissional vivencie, ainda durante o percurso formativo, a rotina da carreira e consolide os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A faculdade mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados), oferecendo a base para a compreensão das tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e a Indústria 4.0.
Como é o curso técnico em Automação Industrial?
Além de ser desenvolvido em nível superior, o curso de Automação Industrial também é disponibilizado em grau técnico. Com duração mínima de 1200 horas, esse nível de ensino é planejado para ser concluído em cerca de um ano e meio, dependendo do modelo de oferta — integrado, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio.
Além disso, pode ser realizado tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância (EaD).
Durante a formação, os estudantes do curso técnico em Automação Industrial aprendem a desenvolver, integrar e gerenciar soluções automatizadas para medição e controle de processos industriais. Entre os conteúdos abordados, destacam-se a instalação e manutenção de equipamentos, redes industriais, sistemas ciberfísicos e tecnologias de manufatura aditiva.
Automação industrial é o uso de tecnologias e sistemas integrados para controlar processos, máquinas e equipamentos em ambientes industriais, com o objetivo de aumentar a eficiência, a precisão e a segurança da produção.
Ela envolve a aplicação de sensores, controladores, softwares, robôs e outros dispositivos eletrônicos que operam de forma autônoma ou com mínima intervenção humana.
As principais ações promovidas pela automação industrial incluem a padronização das tarefas, a redução de falhas operacionais, o aumento da produtividade, o melhor aproveitamento de recursos, a melhoria na qualidade dos produtos e a otimização do tempo de produção.
Além disso, ela contribui para a segurança dos trabalhadores ao minimizar a exposição a atividades perigosas e repetitivas.
Por meio de dispositivos como sensores, controladores lógicos programáveis (CLPs), robôs e softwares de monitoramento, a automação possibilita o controle preciso de operações repetitivas, perigosas ou complexas, tornando as indústrias mais competitivas e preparadas para os desafios da modernidade, como a Indústria 4.0.