logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Direito é o curso dos presidentes

por Adriana Nakamura em 27/07/16 15 mil visualizações

Qual curso você acredita que formaria o melhor presidente do Brasil ? Relações Internacionais , para lidar melhor com as questões diplomáticas? Jornalismo , para trabalhar a parceria com a mídia? Administração , para ter uma visão mais estratégica do País? A verdade é que nenhum dos nossos presidentes teve essas graduações em seus currículos acadêmicos.  


A República brasileira foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Desde então, 40 pessoas já ostentaram o título de presidentes do Brasil, entre eleitos, interinos, componentes de juntas provisórias e ditadores militares. Isso sem contar aqueles que faleceram ou sofreram golpe político antes de tomarem posse.   

Tancredo Neves: formado em Direito pela UFMG, foi o primeiro presidente eleito, por voto indireto, após o Regime Militar, no entanto faleceu antes de tomar posse.

Mas qual faculdade é preciso cursar para tornar-se chefe do Poder Executivo do Brasil? Pela Lei, nenhuma. Olhe aí o Lula : foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias, no Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, e não chegou nem a terminar o Ensino Fundamental. Mas essa foi a única exceção . 

Luís Inácio Lula da Silva foi até hoje o único presidente da República do Brasil que não chegou ao Ensino Superior.

Embora não exista um curso específico para ser presidente, a história mostra que pode haver uma tendência, pelo menos no Brasil. Daqueles 40 presidentes do País, 19 eram graduados em Direito . A começar pelo atual presidente em exercício, Michel Temer , que é advogado formado pela Faculdade de Direito da USP . Em 1974, Temer doutorou-se em Direito pela PUC-SP , onde também concluíra o Mestrado.  

Michel Temer formou-se advogado pela USP em 1963.

Além de Temer, outras figuras importantes que ocuparam a cadeira da Presidência cursaram a mesma graduação, como José Sarney e Getúlio Vargas . 

Presidentes e "quase presidentes" do Brasil que cursaram Direito

Michel Temer (interino)

José Sarney

Tancredo Neves (morreu antes de tomar posse)

Aurélio de Lyra Tavares (componente de Junta Governativa Provisória)

Ranieri Mazzilli (interino)

João Goulart

Jânio Quadros (renunciou depois de 7 meses)

Nereu Ramos (interino)

Carlos Luz (interino)

Café Filho (não chegou a concluir o curso de Direito)

Getúlio Vargas

José Linhares (interino)

Júlio Prestes (não assumiu em função do golpe da Revolução de 1930)

Washington Luís

Artur Bernardes

Epitácio Pessoa

Delfim Moreira (interino)

Venceslau Brás

Nilo Peçanha

Afonso Pena (morreu antes de completar o mandato)

Campos Salles

Prudente de Morais





Assim, se você pretende entrar em um curso superior de Direito , acabamos de apresentar mais um motivo: quem sabe você não se torna presidente da República? Hein? Hã? 

A formação militar foi a segunda colocada no ranking dos cursos concluídos por presidentes do Brasil. Não haveria de ser diferente. Tivemos 21 anos de Ditadura Militar no País. Mas atenção: nem todos os governantes dessa fase tiveram formação militar. Aurélio de Lyra Tavares, por exemplo, era advogado e engenheiro, mas governou o Brasil por dois meses compondo uma Junta Governativa Provisória, em 1969, durante a Ditadura. 

O Regime Militar perdurou do Golpe de 1964 ao governo do presidente João Figueiredo, formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) . O mandato de Figueiredo terminou em 1985 e, com ele, acabou também o Regime Militar.

Para suceder a Figueiredo, o advogado Tancredo Neves venceu o engenheiro Paulo Maluf por eleições indiretas, mas faleceu antes de tomar posse. Então, outro advogado, José Sarney, governou o Brasil de 1985 a 1990. 

O advogado Sarney foi seguido pelo economista Fernando Collor. E aí há uma curiosidade: o Brasil teve apenas dois presidentes graduados em Ciências Econômicas: Collor e Dilma – os dois únicos Chefes do Executivo que sofreram processo de impeachment no Brasil.

Collor é formado pela União Pioneira de Integração Social (Upis) , instituição de ensino superior privada com sede em Brasília (DF). O engenheiro Itamar Franco, antecessorde FHC, tomou posse em 1992 com a renúncia de Collor, em meio ao processo de impeachment. 

Dilma Rousseff , presidente afastada desde 12 maio, por até 180 dias, começou a cursar a faculdade de Ciências Econômicas na UFMG, mas concluiu sua graduação na UFRGS . Uma polêmica girou em torno do mestrado e doutorado de Dilma. Seu currículo oficial afirmava que ela havia conquistado os títulos de mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Unicamp. No entanto, após uma reportagem da revista Piauí que questionava sua formação acadêmica, Dilma admitiu, em julho de 2009, não ter concluído esses cursos. 

Polêmicas à parte, vamos à formação de FHC. Fernando Henrique Cardoso é o único presidente sociólogo do Brasil, doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

O economista José Serra bem que tentou, mas não conseguiu sentar na cobiçada cadeira da Presidência da República. Já o único médico a conquistar esse mérito foi Juscelino Kubitschek, ainda antes da Ditadura. JK governou o País de 1956 a 1961 e foi responsável pela transferência da capital do País, do Rio de Janeiro para a então recém-construída Brasília. 

Arrisca chutar a formação do(a) próximo(a) presidente eleito(a) do Brasil?   

*Bônus: Barack Obama também é formado em Direito.


 
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54