3 dicas para se dar bem no EaD da Estácio
Veja as dicas do nosso Guia da Faculdade e arrase nos estudos!
Não é nada anormal as pessoas terem dúvidas sobre a Educação a Distância (EaD) e como conseguir melhorar a sua forma de estudar nessa modalidade. Tenho um ano de experiência no EaD e até agora ele foi ótimo. Então, decidi dar algumas dicas sobre como estudar nessa modalidade e sobre coisas úteis que a Estácio oferece em seu sistema.
1 – Organize seu tempo
Diferentemente do ensino presencial, a pessoa não terá nada já organizado ou definido: você terá que DEFINIR tudo, desde as horas até os dias de estudo. Vale a pena montar uma planilha no Excel, mas, caso não tenha prática nele, você pode usar o Planejamento de Estudos da própria Estácio.
O sistema todo irá se encarregar de distribuir as matérias nos dias/horários fornecidos por você. Ele é bem intuitivo e em poucos minutos seu plano de estudos estará pronto. Além disso, o sistema identifica se a quantidade de horas semanais não está boa e sugere alterações.
2 – Anote suas dúvidas e as tire no fórum online
Apesar de não ter um professor na nossa frente, não significa que devemos guardar nossas dúvidas para nós mesmo.
Anote suas dúvidas em um caderno ou em algum documento virtual em seu computador. Ao fim da aula, pegue todas as suas anotações e use o fórum de discussão da Estácio, que é feito justamente para isso: tirar dúvida dos alunos. Os professores irão sanar suas dúvidas e, de quebra, você tem a chance de garantir alguns pontos na média final :D.
3 – Queira mais do que a faculdade te obriga
Uma coisa que vem me ajudando, e que com certeza irá render bons frutos para vocês também, é o fato de pesquisar por fora coisas sobre as matérias que estou estudando. Isso é algo importante não só para o EaD, mas para alunos em geral.
A busca por novos conhecimentos deve ser parte do seu dia a dia como, por exemplo, correr atrás de livros, artigos e pesquisas sobre o que você está estudando. Como forma de adaptação, use as Oficinas Ao Vivo da Estácio (já tenho uma matéria publicada sobre ela aqui na Revista Quero) e comece a se acostumar a buscar novos conhecimentos fora do que a faculdade considera como obrigatório.